Uma nova variante da covid-19 descoberta na África do Sul acendeu o alarme entre autoridades de saúde de todo o mundo. Existe temor na comunidade científica de que a nova variante possa ser “a pior já existente”. Mas por quê?
Cientistas temem que a variante, conhecida como B.1.1.529, seja mais transmissível e “drible” o sistema imunológico. Em termos práticos, isso significa não só mais infecções, como a possibilidade de que as vacinas disponíveis hoje possam ser menos eficazes contra ela. A chave para entender por que a nova variante trouxe tamanha preocupação se deve ao seu alto número de mutações. É da natureza dos vírus sofrer mutações. Algumas delas o prejudicam, enquanto outras o beneficiam – isso acaba garantindo sua evolução. Mas a B.1.1.529 tem 32 mutações na proteína S (spike), através da qual o vírus se liga em células humanas para efetuar a invasão em nosso organismo.
Essa é a parte do patógeno que a maioria das vacinas usa para “preparar” o sistema imunológico contra a covid. Mutações na proteína spike podem, portanto, não só afetar a capacidade do vírus de infectar as células e se espalhar, mas também tornam mais difícil para as células do sistema imunológico atacarem o patógeno.
Nesta sexta-feira (26), vários países decidiram restringir a entrada de viajantes do sul da África.
Fonte Noticias Uol
O acidente foi registrado na tarde de terça-feira (15) por volta de14h25 na esquina da…
André de Almeida que trabalha como entregador há 20 anos precisa de ajuda para custear…
A condutora de uma motocicleta ficou ferida em um acidente de trânsito registrado no final…
Moradores de Vacaria no Rio Grande do Sul foram surpreendidos por uma forte chuva de granizo na…
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental,…
Um dos principais pontos de religiosidade da região está pronto para receber as peregrinações da…
This website uses cookies.