Geral
Foto Douglas Magno/AFPMetsul Meteorologia

A chuva retornou na época tradicional, diferentemente do ano passado em que atrasou mais de um mês, e os volumes registrados entre o final de setembro e o começo deste mês de outubro permitiram uma melhora da situação hídrica no país com alívio na crise energética, o que leva o Operador Nacional do Sistema (ONS) a descartar de momento a possibilidade de que os brasileiros enfrentem racionamento de luz.

A MetSul Meteorologia havia antecipado que outubro traria chuva volumosa e acima da média em muitas áreas do Centro do Brasil, incluindo na bacia do Rio Paraná, que responde por grande parte da geração de energia hidrelétrica do país. Acumulados de precipitação altos no Alto Paranaíba e na bacia do Rio Grande, em Furnas, contribuem significativamente para uma melhora da situação.

O mesmo ocorre com o Paraná, onde tem chovido muito em diversas áreas neste mês. Em diversos pontos as precipitações superaram 100 mm nos primeiros dez dias de outubro e em alguns os registros ficaram entre 200 mm e 300 mm.

Para ler a notícia completa acesse  Met Sul Meteorologia