Clima
Foto Climatempo

Uma forte massa de ar frio de origem polar vai avançar sobre o Brasil nos próximos dias. Os últimos dias de junho de 2021 prometem ser gelados no Sul do Brasil.

A partir do dia 27 de junho, os termômetros vão novamente marcar temperaturas abaixo de 0°C no Sul do Brasil, mas só isso não basta para nevar. Além de temperaturas muito baixas, a atmosfera precisa estar bastante úmida. Afinal, a neve é precipitação, isto é, a neve cai de uma nuvem e para formar nuvens é preciso ter bastante umidade.

A temperatura começa a ter uma acentuada queda nesta região durante o dia 27, domingo.

A maior chance de ocorrer alguma precipitação invernal, como chuva congelada, é entre a tarde e a noite do dia 28 de junho, segunda-feira, entre as regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Já para o dia 29, terça-feira, o modelo europeu mostra um novo ciclone se aproximando da costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul, aumentando ainda mais a umidade entre os dois países. Com este aumento de umidade e a intensa massa de ar frio que ainda estará atuando, a chance para neve na terça (29) aumenta.

Fonte Climatempo