Foto Gleysson Dimenor
Participaram do programa Polícia Comunitária da Rádio Educadora deste dia (11), apresentado por Luiz Carlos Maciel, o Major Rogério Gomes Pitz, comandante do 21º BPM, e a professora Jussandra Cattâneo que também está na função de vereadora e Procuradora da Mulher no município de Enéas Marques.
O tema abordado foi a violência contra mulher, crianças e adolescentes e o trabalho da rede de enfrentamento às diferentes manifestações destas violências, tanto no ambiente familiar, quanto escolar.
A professora Jussandra apresentou o relatório de ações desenvolvidas pela Procuradoria da Mulher e Prefeitura Municipal de Enéas Marques no ano de 2021 na prevenção e coibição da violência doméstica no município.
Juntamente com o Major Pitz, apresentaram também “O Programa de Proteção à Integridade na Comunidade Escolar”, que foi lançado pelo Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão no último dia 09 de março.
Este programa foi criado a partir da solicitação da Professora Maria de Lourdes Bertani, chefe do NRE-FB atendendo à Lei nº 14.164/2021. Esta lei conhecida como “Maria da Penha nas Escolas” foi incluída nos currículos da educação básica criando a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher em instituições públicas e particulares de ensino básico em todo âmbito nacional.
O objetivo do programa é criar comissões internas dentro das escolas, compostas por profissionais da educação das redes estaduais e das redes municipais de municípios que já fizeram a adesão.
A proposta de trabalho é a formação adequada para os membros das comissões, possibilitando a estes profissionais capacitação quanto à prevenção e coibição às diferentes manifestações de violências, ao acolhimento e encaminhamentos legais que tragam proteção e segurança às vítimas.
O “Programa de Proteção à Integridade na Comunidade Escolar” é proposto pelo Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, em parceria com o 21º Batalhão de Polícia Militar de Francisco Beltrão, Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), Procuradoria da Mulher de Enéas Marques e Ministério Público do Estado do Paraná – Comarca de Barracão, com apoio da Cresol.
Ao final o apresentador Luiz Carlos Maciel, disse que a Rádio Educadora passa a fazer parte do projeto e que o tema será discutido e apresentado outras vezes na emissora.
Uma mulher de aproximadamente 50 anos que conduzia uma motocicleta teve ferimentos gravíssimos em um…
Duas pessoas ficam feridas após um acidente de trânsito registrado no início da noite desta…
Duas pessoas morreram e uma ficou ferida em colisão entre três caminhões e uma máquina…
AEN - A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de…
O beltronense Lúcio Castagna, de 40 anos, que estava sem comunicação com a família desde…
Durante atendimento de uma ocorrência na comunidade de Rio Tuna, zona rural de Francisco Beltrão,…
This website uses cookies.