Francisco Beltrão
Foto Gleysson Dimenor

Participaram do programa Polícia Comunitária da Rádio Educadora deste dia (11), apresentado por Luiz Carlos Maciel, o Major Rogério Gomes Pitz, comandante do 21º BPM, e a professora Jussandra Cattâneo que também está na função de vereadora e Procuradora da Mulher no município de Enéas Marques.

O tema abordado foi a violência contra mulher, crianças e adolescentes e o trabalho da rede de enfrentamento às diferentes manifestações destas violências, tanto no ambiente familiar, quanto escolar.

A professora Jussandra apresentou o relatório de ações desenvolvidas pela Procuradoria da Mulher e Prefeitura Municipal de Enéas Marques no ano de 2021 na prevenção e coibição da violência doméstica no município.

Juntamente com o Major Pitz, apresentaram também “O Programa de Proteção à Integridade na Comunidade Escolar”, que foi lançado pelo Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão no último dia 09 de março.

Este programa foi criado a partir da solicitação da Professora Maria de Lourdes Bertani, chefe do NRE-FB atendendo à Lei nº 14.164/2021. Esta lei conhecida como “Maria da Penha nas Escolas” foi incluída nos currículos da educação básica criando a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher em instituições públicas e particulares de ensino básico em todo âmbito nacional.

O objetivo do programa é criar comissões internas dentro das escolas, compostas por profissionais da educação das redes estaduais e das redes municipais de municípios que já fizeram a adesão.

A proposta de trabalho é a formação adequada para os membros das comissões, possibilitando a estes profissionais capacitação quanto à prevenção e coibição às diferentes manifestações de violências, ao acolhimento e encaminhamentos legais que tragam proteção e segurança às vítimas.

O “Programa de Proteção à Integridade na Comunidade Escolar” é proposto pelo Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, em parceria com o 21º Batalhão de Polícia Militar de Francisco Beltrão, Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), Procuradoria da Mulher de Enéas Marques e Ministério Público do Estado do Paraná – Comarca de Barracão, com apoio da Cresol.

Ao final o apresentador Luiz Carlos Maciel, disse que a Rádio Educadora passa a fazer parte do projeto e que o tema será discutido e apresentado outras vezes na emissora.