Ampére

Professor salva aluno engasgado com água

O professor Anderson Medeiros, do Colégio Estadual Cívico Militar Cândido Portinari, em Ampére, no Sudoeste, socorreu um aluno que se engasgou ao beber água nesta semana. A situação aconteceu enquanto o professor passava o conteúdo no quadro e foi avisado pelos outros alunos que presenciaram o engasgamento. O aluno não estava conseguindo respirar.

“Ao perceber o aluno com falta de ar, me aproximei dele e apliquei a manobra de Heimlich, restabelecendo a sua respiração”, relatou o professor. Após o episódio o aluno voltou a respirar e conseguiu inclusive acompanhar o resto da aula.

Aluno Artur, professor Andersom, Julio Cesar Alves (Rádio Ampére) e diretora Isolina Bernadete

O professor recebeu capacitação como brigadista no Programa Brigadas Escolares em 2023. Professores e funcionários das escolas que fazem o curso recebem instruções sobre combate a princípios de incêndio e primeiros socorros, entre elas a manobra de Heimlich. O programa é coordenado pela Defesa Civil, Secretaria de Estado da Educação e Corpo de Bombeiros. Ele já completou dez anos.

Ele chegou a ser ser reconhecido pelo governo federal, através do Sistema Nacional de Proteção de Defesa Civil, como exemplo de Boas Práticas no eixo “Defesa Civil na Escola”. 

A diretora da escola, Isolina Bernadete, disse que o treinamento foi essencial para que a situação fosse controlada rapidamente. “Nós aprendemos a estar preparados para esse momento, e não só na escola, mas em qualquer local, porque a qualquer momento pode acontecer”, disse. 

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, também reforçou a importância do programa para a segurança do ambiente escolar. Desde a sua criação, mais de 81 mil funcionários e professores foram capacitados como brigadistas para atuar no ambiente escolar, sendo que 9 mil apenas no ano passado.

“São momentos como esse que mostram como o programa é um sucesso. Por isso o Governo do Estado está ampliando a oferta progressivamente para os municípios, para que todos os alunos do Paraná tenham essa tranquilidade e segurança nas escolas”, afirmou.

(AEN)

PP News

Matéria recentes

Torcedora do Inter vende vaca para ver Bernabei e ganha camisa do atleta

O futebol certamente é muito mais do que entretenimento ou simplesmente um esporte, e a…

7 minutos atrás

Polícia Civil prende homem condenado por dirigir bêbado e causar acidente que matou mulher e deixou duas pessoas feridas

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia de Polícia de Marmeleiro cumpriu…

45 minutos atrás

Quatro pessoas da mesma família, incluindo uma criança morrem após carro bater de frente com ônibus escolar

Quatro pessoas da mesma família, incluindo uma criança, morreram após um grave acidente de trânsito…

2 horas atrás

Caminhão tomba, explode e incendeia veículos em SC; rodovia ficou interditada por mais de 15 horas

O tombamento de um caminhão carregado com combustível bloqueou totalmente o trânsito na BR 101,…

3 horas atrás

Mulher que fazia entrega de drogas na companhia de filhos é presa por tráfico

Na tarde de sábado (5) uma equipe da Polícia Militar de Nova Prata do Iguaçu…

3 horas atrás

Francisco Beltrão está entre as cidades que registraram a menor temperatura do ano nos últimos três dias no PR; confira

⁠AEN - A temporada de sopas, japonas e pantufas foi liberada neste fim de semana.…

4 horas atrás

This website uses cookies.