Categorias: Francisco Beltrão

Prefeito sanciona lei que regulamenta condomínios rurais

Nesta terça-feira (08), na sala de reuniões da Prefeitura de Francisco Beltrão, o prefeito Cleber Fontana sancionou a Lei Municipal 064/2018, de iniciativa do Executivo, aprovada pela Câmara de Vereadores, que regulamenta o parcelamento do solo para a formação de condomínios de chácaras de recreio, adequando as chácaras rurais aos novos hábitos de moradias.

A cerimônia contou com a participação de vereadores, proprietários de chácaras, pessoas que residem nestes locais que serão regularizados e secretários municipais. “Quero destacar o trabalho realizado por meio de parceria da administração municipal, Poder Legislativo, especialmente a dedicação dos vereadores Dile Tonello e Lourdes Pazzini, Promotoria Pública e pessoas envolvidas neste processo. Isso foi fundamental para que pudéssemos construir esta regulamentação”, comentou o prefeito Cleber.

Publicidade

Os vereadores Dile e Lourdes lembraram que o pleito estava sendo feito há vários anos e felizmente chega a um final feliz. Em nome dos proprietários, Adelar Holub, enalteceu a iniciativa do Executivo e da dos vereadores. “Vocês estão atendendo num pleito da coletividade. Centenas de pessoas poderão regularizar suas moradias a partir da promulgação desta lei”, enfatizou.

A lei estabelece as áreas urbanas especiais ou zonas periurbanas (áreas que correspondem a um espaço onde as atividades rurais e urbanas se misturam, dificultando a determinação dos limites físicos e sociais do espaço urbano e do rural).

Regulamenta o parcelamento do solo para a formação dos condomínios de chácaras localizados fora da zona urbana, cria condições legais e adequadas para a instalação de novos empreendimentos imobiliários, garante a qualidade ambiental e paisagística e protege os recursos naturais.

A zona periurbana será limitada por um circulo com raio de 7,5 quilômetros  ou 15 quilômetros de diâmetro a partir do marco geodésico homologado pelo IBGE, posicionado no aeroporto, não podendo se sobrepor ao território de municípios vizinhos.

Todas as solicitações de empreendimentos deverão ter a análise e aprovação do setor de planejamento da prefeitura. Só serão autorizados condomínios fechados horizontais e para fins de habitação unifamiliar. O limite mínimo de área é de 30 mil m2 e máximo de 121 mil m2. Para cada unidade habitacional a área mínima de terra é de 1.800 m2 e máxima de 3.000 m2.

Também determina que a regularização dos núcleos, parcelamentos já existentes ou futuros não implica no reconhecimento pela administração municipal de obrigações assumidas  pelo seu empreendedor junto aos adquirentes e não isenta ou anistia das responsabilidades legais pela prática de parcelamento ilegal do solo enquanto não ocorrer a sua completa regulamentação.

Participaram do ato os vereadores José Carlos Kniphoff, presidente da Câmara, Valmir Dile Tonello, Maria de Lourdes Pazzini, Elenir Maciel e Leo Garcia, proprietários de chácaras, pessoas que residem nestes locais e secretários municipais.

(Assessoria PMFB)

Solange Maciel

Matéria recentes

Vacina contra a gripe é liberada para toda população

Neste sábado (10) acontece o “Dia D” de vacinação contra a gripe, uma mobilização nacional…

19 minutos atrás

Corpo de Bombeiros combate incêndio em estabelecimento no centro

Um princípio de incêndio foi registrado no início da madrugada deste sábado (10), em um…

24 minutos atrás

Pedestre morre atropelado na PR-483 e veículo foge do local

Um pedestre que ainda não foi identificado morreu após ser atropelado na madrugada deste sábado…

51 minutos atrás

Familiares informam o falecimento de Jean Max Galvan Rici

O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Galvan Rici, comunicam com…

1 hora atrás

Palmeira-leque: 3 dicas para cultivar essa gigante tropical mesmo em ambientes internos

Aprenda 3 dicas práticas para cultivar palmeira-leque em ambientes internos e manter essa planta tropical…

2 horas atrás

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registram falta de energia

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registraram na noite desta sexta-feira (9) um apagão de…

11 horas atrás

This website uses cookies.