Geral

Ministério da Saúde confirma 1.100 casos de sarampo

O Ministério da Saúde atualizou nesta terça-feira (7) as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação do sarampo no país. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Segundo informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde, até o dia 06 de agosto, foram confirmados 788 casos de sarampo no Amazonas, 5.058 permanecem em investigação. Já o estado de Roraima confirmou 281 casos da doença e 111 continuam em investigação. A vacinação é o modo mais eficaz de inibir a volta de doenças já eliminadas no país, como a poliomielite e o sarampo. Para conter o avanço de casos no país, o Ministério da Saúde iniciou uma campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo tendo como público-alvo as crianças de um a menores de 5 anos.

Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (1), Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Rondônia (1) e Pará (2). O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos Estados. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados.

Publicidade

Até o momento, no Brasil, foram confirmados 5 óbitos  por sarampo, sendo 4 óbitos no estado de Roraima (sendo 3 em estrangeiros e 1 em brasileiro) e 1 óbito no estado do Amazonas (em brasileiro).

Campanha Nacional de Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo se estenderá até o dia 31 de agosto e pretende vacinar 11,2 milhões de crianças. O dia D de mobilização nacional será sábado, 18 de agosto, quando os mais de 36 mil postos estarão abertos no país. A meta é vacinar pelo menos 95% das crianças, para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. Todas as crianças entre 1 ano e menores de 5 anos devem ser levadas aos postos de vacinação, independente da situação vacinal anterior. A madrinha da campanha deste ano é a apresentadora Xuxa, eterna rainha dos baixinhos.

Cobertura das vacinas

A meta de vacinação contra o sarampo é de 95%. Em 2017, dados preliminares apontam que a cobertura no Brasil foi de 85,2% na primeira dose (tríplice viral) e de 69,9% na segunda dose (tetra viral).

Assessoria/Ministério da Saúde

Solange Maciel

Matéria recentes

Adolescente fica ferido em colisão entre carro e caminhão na PRC-280

Um acidente foi registrado na noite de quarta-feira (14) por volta de 22h05 na rodovia…

1 minuto atrás

Confira as vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador para o dia 15 de maio

Vagas em negrito não necessitam de experiência, mas podem exigir outros critérios como escolaridade, CNH,…

23 minutos atrás

Aposta de Francisco Beltrão leva 1º prêmio e fatura mais de R$ 1,6 milhão da Lotofácil

O primeiro prêmio do concurso 3391 sorteado na noite de quarta-feira (14) da Lotofácil, saiu…

40 minutos atrás

Briga entre amigos em bar termina com um morto

Uma briga entre amigos em um bar terminou com um homem morto na noite de…

49 minutos atrás

Dica simples para tirar mancha de café da toalha de mesa

Descubra como tirar mancha de café da toalha de mesa sem esfregar usando ingredientes simples…

2 horas atrás

Ex-prefeito Cleber Fontana se manifesta em redes sociais sobre parecer do TCE-PR divulgado pela câmara

O ex-prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana em férias com a família no Uruguai divulgou…

12 horas atrás

This website uses cookies.