Geral

Marinha divulga balanço final da Operação Verão 2018/2019

Evento de pesca em Vale do Iguaçu contou com a presença da Marinha. Foto: 2SG-MO Villar

O Comando do 8º Distrito Naval, por intermédio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), encerrou sua participação na Operação Verão 2018/2019 na última segunda dia 11 de março, tendo se destacado como a maior já realizada na região.

Esta edição entra para a história da CFRP com o impressionante número de 3067 abordagens, o maior de todos os tempos, superando as 1307 abordagens da edição de 2014/2015. Complementarmente, foram notificadas 337 embarcações e apreendidas 61 desde o dia 21 de dezembro de 2018, início da Operação Verão.

Os motivos mais frequentes destas apreensões são: falta de documento da embarcação e de habilitação de condutores. Uma novidade desta edição foi a presença de equipes de inspeção também na rampa de acesso à água, possibilitando a fiscalização das embarcações e condutores antes mesmo da navegação.

Outro recurso adicionado a esta operação foi o fornecimento aos condutores de pulseiras coloridas com identificação da CFRP, cujo objetivo é facilitar a visualização de embarcações já vistoriadas, evitando assim uma segunda abordagem à mesma embarcação durante o mesmo dia.

A Operação Verão é uma intensificação de ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, sobretudo as de esporte e recreio e as de turismo náutico, por ocasião de férias e feriados prolongados.

Comunicação Social Capitania Fluvial do Rio Paraná

Compartilhe: