Governador mobiliza presos para limpeza de áreas afetadas por chuvas em MG
Foto: Reprodução
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), determinou a mobilização de detentos do sistema prisional do estado para atuar na limpeza de ruas, retirada de entulhos e reconstrução de estruturas públicas em municípios afetados pelas fortes chuvas.
A medida prevê a atuação dos presos na remoção de entulhos, limpeza de ruas e apoio à reconstrução de estruturas públicas. Segundo o governo estadual, a participação é voluntária e segue as regras da Lei de Execução Penal, com possibilidade de remição de pena.
“Nesse momento o que nós precisamos é arregaçar as mangas e limpar a cidade e estar aí contando os prejuízos. O governo vai mandar detentos aqui para Ubá para estar ajudando essas pessoas, já que as ruas aqui estão todas sujas de lama. E depois vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que elas tenham o mínimo de dignidade.”
A iniciativa recebeu críticas de setores da esquerda e de entidades de direitos humanos, que questionam as condições de trabalho e alertam para possíveis casos de exploração da mão de obra carcerária.
Portal de Prefeitura
