Foto Divulgação/Assessoria
Neste mês de janeiro uma equipe de cinco enxadristas de Francisco Beltrão participou do Floripa Chess Open 2019, o maior torneio realizado durante o ano no Brasil e na América do Sul, que reuniu na capital catarinense 460 enxadristas de 10 países e 20 estados brasileiros. Foram disputadas 10 partidas de 5 horas cada de xadrez clássico. A equipe contou com apoio da administração municipal, por meio da secretaria de Esportes.
A realização da competição é da Federação Internacional de Xadrez, Confederação Brasileira de Xadrez, Federação Catarinense de Xadrez e Clube de Xadrez de Florianópolis. Os campeões gerais foram o Brasileiro que reside na Georgia (EUA), Alexandr Fier, e o peruano Julio Granda Zuniga. Terminaram empatados na pontuação.
Representaram Francisco Beltrão os enxadristas Marlon Joshua de Oliveira, Janderson da Silva, Amazonas Neto, Dulcineia Betti e Soraya Vallim Miranda. “Disputar um torneio com a presença de grandes mestres do mundo e jogadores titulados é muito difícil, sendo necessário resistência para jogar 5 ou 10 horas por dia, mas ao mesmo tempo é uma experiência única, que refletirá no crescimento da modalidade em nosso município”, define Dulcineia.
Dos atletas beltronenses o destaque foi Marlon Joshua, que a partir desse torneio conseguiu entrar para o ranking internacional da Federação Internacional de Xadrez. Marlon é o sétimo atleta de Beltrão que integra esse ranking internacional. Além do torneio que durou sete dias, os enxadristas participaram de outras atividades oferecidas no mesmo espaço.
Simultânea: Andrés Rodriguez, grande mestre internacional, maior jogador de xadrez da história do Uruguai, bi-campeão do Floripa Chess Open enfrenta 30 jogadores ao mesmo tempo. A enxadrista Dulcineia foi uma das três mulheres que participaram desse evento que jogaram contra o Grande Mestre.
Capacitação de professores: O Floripa Chess Open 2019 realizou uma capacitação para pais e professores ministrada pelos mestres internacionais César Umetsubo e Leandro Perdomo. Os participantes aprenderam conceitos de abertura, estratégia, tática e finais. Também foram abordadas metodologias especiais sobre pedagogia do ensino de xadrez e organização de torneios. Participaram desse evento Dulcineia e Amazonas.
Torneio Blitz: O torneio Blitz 2019 contou com a presença de 240 jogadores. O sistema de disputa é suíço em onze rodadas com ritmo de jogo de 3 minutos com acréscimo de dois segundos por lance. Os enxadristas Marlon e Soraya participaram dessas atividades.
Assessoria de imprensa
AEN - Uma chuva de meteoros está atravessando o espaço e terá seu ápice em…
Uma criança de 3 anos foi esfaqueada pelo próprio pai na manhã desta segunda-feira (21) …
O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Meurer, comunicam com pesar…
Uma mulher procurou a sede da Polícia Militar de Pato Branco no início da tarde…
Vagas em negrito não necessitam de experiência, mas podem exigir outros critérios como escolaridade, CNH,…
Um engavetamento (colisão traseira) envolveu três automóveis na manhã desta segunda-feira (21), na rodovia BR-277,…
This website uses cookies.