Categorias: Geral

Copel alerta sobre riscos de acidentes com máquinas agrícolas

O auge da colheita da safra de verão e a grande circulação de maquinários agrícolas pelos campos e estradas do interior do Paraná também chamam a atenção para o risco de acidentes com as redes elétricas, como o abalroamento de postes e o rompimento de cabos de alta-tensão.

Os casos mais recentes registrados pela Copel resultaram apenas em danos materiais, mas poderiam ter tido graves consequências para operadores de tratores, colheitadeiras e de barras de pulverização diante de um eventual contato ou simples aproximação da rede elétrica.

Registros da empresa nas regiões Oeste e Sudoeste apontam pelo menos 25 ocorrências do gênero nos primeiros meses do ano. Todas envolvem diretamente maquinários agrícolas e também caminhões que transportam tais equipamentos, excedendo o limite de altura para transitar nas vias urbanas e rurais.

Técnicos da companhia ressaltam que o abalroamento de postes no campo traz ainda riscos potenciais de acidentes mesmo em locais distantes das ocorrências, pois podem provocar o rebaixamento dos cabos e inadvertidamente causar choque elétrico em pessoas e animais.

Além dos riscos pessoais, os autores também são responsabilizados legalmente pelos danos causados ao patrimônio público do qual a Copel detém a concessão. Os valores a serem ressarcidos são calculados caso a caso e inicialmente cobrados por via administrativa.

CUIDADOS NO CAMPO – Veja algumas recomendações importantes da Copel para que os produtores não colham acidentes:

TRATOR – Desvie o trator ou o arado dos estais (estirantes ou rabichos). Eles seguram os postes. Não corte nem mude os estais de lugar.

PULVERIZADOR – Abaixe as barras do pulverizador ao passar debaixo dos fios da Copel. Se você notar que os fios de luz estão baixos, avise a Copel imediatamente.

COLHEITADEIRA – Evite parar a colheitadeira debaixo da rede elétrica. Não suba nela se estiver perto dos fios. Se você notar que os fios de luz estão baixos, avise a Copel imediatamente.

ATERRAMENTO DE CERCAS – Seccione (ou separe) e aterre as cercas da propriedade. Se algum fio de luz cair sobre a cerca, o aterramento escoará a energia elétrica pelo fio terra e não pelo arame da cerca.

QUEIMADAS – São proibidas perto das linhas. O fogo ou mesmo o excesso de calor danificam os cabos e as estruturas, causam curtos-circuitos e interrompem o fornecimento de energia.

IRRIGAÇÃO – Atenção ao regular o equipamento de irrigação nas áreas próximas a redes elétricas. Se o jato de água atingir os fios, pode ocorrer curto-circuito.

CERCA ELÉTRICA – Para eletrificar cercas, use um aparelho especial chamado eletrificador de cercas. Compre equipamento de boa procedência e leia atentamente o manual de instruções. Consulte um eletricista habilitado e coloque placas de sinalização a cada 100 metros. Atenção: nunca ligue a cerca diretamente na tomada.

( Fonte: Agência Estadual de Notícias)

 

Solange Maciel

Matéria recentes

Polícia Militar realiza abordagens durante “Operação Barreira”

Na noite de quinta-feira (8) e madrugada de sexta-feira (9) a equipe Alfa do 21º…

21 minutos atrás

Condutor fica ferido após sofrer queda de motocicleta

Um motociclista ficou ferido após um acidente de trânsito por volta do meio dia desta…

46 minutos atrás

Cadela Frida auxiliará bombeiros de Francisco Beltrão nas buscas de vítimas

O 10º Grupamento de Bombeiros de Francisco Beltrão vai ganhar o reforço da cadela Frida,…

2 horas atrás

Mãe e filho adolescente são presos por tráfico de drogas

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da 19ª Subdivisão Policial (SDP) de Francisco…

3 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Giovane Fernando Hammes

O Grupo Inocêncio e a família Hammes comunicam com pesar o falecimento de Giovane Fernando…

3 horas atrás

Concessionária informa que segue com obras no Sudoeste; confira os trechos

A concessionária de rodovias EPR Iguaçu, responsável pelo lote 6 nas estradas do Paraná segue…

3 horas atrás

This website uses cookies.