Categorias: Francisco Beltrão

Campanha incentiva o parto normal e humanizado

A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão, com o apoio de diversos parceiros, organizou na quarta-feira, 08, uma programação relacionada a Semana Municipal de Incentivo ao Parto Normal e Humanizado.

O evento realizado no Espaço da Arte visa incentivar boas práticas na assistência ao nascimento, no intuito de melhorar o cenário obstétrico na região, empoderando as mulheres e suas famílias na escolha da forma mais respeitosa, saudável e segura de nascimento.

Publicidade

Foi apresentado o filme “O Renascimento do Parto”. Na sequência aconteceu uma mediação sobre boas práticas de assistência ao nascimento, com a presença de médico e enfermeira obstetra e demais profissionais que pautam suas práticas em evidências científicas atualizadas e baseadas na humanização.

A secretária municipal de Saúde, Aline Biezus, lembrou que é o segundo ano que o evento de Incentivo ao Parto Normal e Humanizado é realizado no município. Enfatizou ainda que a cada ano aumenta o interesse da população e dos profissionais de saúde pelo tema.

 “Nosso desejo é mudar o cenário obstétrico da nossa cidade, buscando atingir os índices preconizados pelas organizações de saúde no que refere às boas práticas de assistência ao nascimento”, comenta Aline. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cesariana é um procedimento cirúrgico que, quando realizado por razões médicas, pode salvar a vida da mulher e de seu bebê. No entanto, muitas delas são feitas desnecessariamente, o que pode colocar em risco a vida e o bem-estar das mães e de seus filhos tanto no curto como no longo prazo.

Para a enfermeira da secretaria de Saúde, Ana Paula Valandro e a fonoaudióloga, Aline Schmatz,  “é gratificante perceber que as gestantes estão buscando informações sobre a melhor forma de ter um nascimento saudável e respeitoso”.

O Brasil é um dos países com maior índice de cesáreas do mundo. A OMS recomenda uma taxa máxima de 15% de cesáreas, mas no país chega a 56%. Nos hospitais privados ultrapassa 88% dos nascimentos. Em Francisco Beltrão, de acordo com Sistema Nacional de Nascidos Vivos, em 2018, através do SUS, 38% dos partos foram normais e 62% cesarianas. No setor privado apenas 4% são partos normais.

Na abertura oficial da programação integraram a frente de honra o prefeito Cleber Fontana, a secretária municipal de Saúde, Aline Biezus, a chefe da 8ª Regional de Saúde Maria Izabel da Cunha, o diretor clínico do Hospital São Francisco, Maico Trevisol, e a representante do NEDDIJ e da Universidade da Criança da Unioeste, Natalia Giongo.

(Assessoria PMFB)

Solange Maciel

Matéria recentes

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registram falta de energia

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registraram na noite desta sexta-feira (9) um apagão de…

58 minutos atrás

Colisão envolve três caminhões e automóvel na PR-182

O acidente complexo foi registrado na tarde de sexta-feira (9) por volta de 17h20, na…

2 horas atrás

Frente fria traz risco de geada no fim de semana

As temperaturas vão mudar no fim de semana. De acordo com o Sistema de Tecnologia…

3 horas atrás

Homem morre atingido por árvore durante vendaval

Um homem de 51 anos morreu após uma árvore cair sobre ele durante vendaval nesta…

3 horas atrás

Vereadores solicitam laboratórios de exames na UPA e no Centro de Saúde da Cidade Norte

A implantação de laboratórios para coleta e análise de exames na UPA 24 e no…

4 horas atrás

Primos morrem em grave acidente na BR-282

Os primos, Daniela da Silva, de 26 anos, e Alan Gabriel Albuquerque da Silva, de 17, morreram…

5 horas atrás

This website uses cookies.