Emprego

Agência do Trabalhador segue atraindo pessoas de várias cidades para Francisco Beltrão

Da assessoria/Acefb – A jovem Daniela Brandielli Pes, captadora de vagas na Agência do Trabalhador de Francisco Beltrão, vinculada à secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Semdetec), representou Noely Thomé, diretora da agência beltronense no Café Acefb desta semana, na entidade empresarial. Daniela atualizou o cenário de vagas de emprego da Agência e as demais atividades realizadas ao longo do ano.

De janeiro a maio de 2022, foram visitadas pelos funcionários da Agência 353 empresas, 22.395 intermediações de mão de obra, 968 pessoas encaminhadas para o seguro-desemprego em Beltrão, mais 290 em outros municípios. Entre os serviços prestados pela Agência estão a intermediação da mão de obra, seguro-desemprego, emissão de Carteira de Trabalho Digital (desde setembro de 2019), pesquisa do histórico do trabalhador – PróMãe e Depen, captação de vagas de emprego e visitas às empresas.

“A Agência percebeu ainda a necessidade de buscar trabalhadores em outros locais. Foram então criadas as unidades Poupa Tempo na Cidade Norte e no Bairro São Miguel. E também dois pontos avançados em Eneas Marques e Salgado Filho”, disse Daniela.

Números que chamam a atenção

De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, somente no primeiro trimestre de 2022, a população economicamente ativa de Francisco Beltrão era de 46.884 pessoas trabalhando. Já as vagas de emprego chegaram a 789, 5.068 candidatos e 784 pessoas colocadas no mercado.

Conforme o Ministério do Trabalho e Previdência, de janeiro a abril de 2022, no ranking nacional cinco cidades do Paraná se destacaram na geração de empregos formais, ocupando 1/3 do top 100 e metade do top 10.

• 5° lugar: Cascavel com 1.598 trabalhadores efetivados;

• 6° lugar Curitiba com 1.561 trabalhadores efetivados;

• 7° lugar Foz do Iguaçu com 1.381 trabalhadores efetivados;

• 8° lugar Ponta Grossa com 1.227 trabalhadores efetivados;

• 9° lugar com Francisco Beltrão com 1.220 trabalhadores efetivados.

“O Paraná se destacou como o que mais intermediou mão de obra via Agência do Trabalhador no Brasil, com 38.369 trabalhadores em empregos formais, mais que o dobro do segundo colocado no ranking nacional, o Ceará. E Francisco Beltrão vem se mantendo sempre entre os 10 municípios que geram empregos via Agência, ocupando em janeiro deste ano o 7° lugar com 194 colocados, fevereiro em 7° lugar com 255 colocados, março em 3° lugar com 355 colocados e abril em 2° lugar com 436 colocados”, explica Daniela.

Dia da empregabilidade

É um dia em que as vagas de emprego são destinadas à classe minoritária, por vezes alvo de preconceito e discriminação, visando assim fazer uma ação na qual a Agência busque vagas e conscientize empresas parceiras sobre as qualificações profissionais da pessoa e não a orientação sexual, de gênero, idade, raça, entre outros. As datas são:

– Dia LGBTI+ (17 de maio)

– Dia A (12 de agosto) Jovem Aprendiz

– Dia D (21 de setembro) Deficientes físicos e inabilitados do INSS

– Dia I (1º de outubro) Do Idoso

– Dia N (25 de novembro) Conscientização Negra

Outra ação da agência beltronense é a realização de um projeto, em parceria com a Semdetec e Poupa Tempo, que consiste em buscar contato com presidentes de associações de bairros para divulgar as oportunidades de emprego e realizar mutirões nos Centros Comunitários. Participam empresas, o CRAS e Criança Feliz, que também prestam apoio com a divulgação. “Com isso, estimulamos a contratação, aproximamos os trabalhadores e empresas e possibilitamos um maior número de colocações no mercado de trabalho”, destaca Daniela.

Imigrantes

Tarsizio Carlos Bonetti, presidente da Acefb, perguntou para Daniela se pessoas de outros países, como Haiti, Venezuela e Argentina, são atendidos na Agência. “Sim, nós damos esse suporte e as empresas não recusam os encaminhamentos que fazemos. Tem alguns casos específicos, por exemplo, quando não entendemos o idioma que elas falam. Na Cidade Norte tem o Iamadu, que veio da Guiné e faz esses atendimentos porque ele fala vários idiomas”. “Depois que a Agência começou a ganhar destaque nacional, as pessoas têm nos procurado muito. No mês passado, recebemos uma família inteira de Fortaleza. Eles vêm porque ouvem que a cidade tem se destacado na geração de empregos”, completa Daniela.

Daniela encerrou sua participação e comentou que metalurgia é a área com mais dificuldade em encontrar profissionais para fechar as vagas. “Soldadores, mecânicos, e também no setor de confecções [costureiras]. Por isso que visitamos as empresas para saber quais profissionais elas precisam. Se não forem qualificados, a Agência, em parceria com o Senai, disponibiliza de cursos de capacitação”.

PP News

Matéria recentes

Confira as vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador para o dia 9 de maio

Vagas em negrito não necessitam de experiência, mas podem exigir outros critérios como escolaridade, CNH,…

12 minutos atrás

Quatro pessoas morrem em acidente na BR-487

Quatro pessoas morreram em um grave acidente na noite de quinta-feira (8) na rodovia BR-487, conhecida…

24 minutos atrás

Polícia Civil realiza operação de combate a crimes de homícidios em Clevelândia

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas na manhã desta sexta-feira (9) para…

40 minutos atrás

Acusados de matar mulher em emboscada são condenados em júri popular

Em julgamento que teve 16h40 de duração realizado no Tribunal do Júri da Comarca de…

48 minutos atrás

Familiares informam o falecimento de Rosane Artuso Sganzerla

O Grupo Inocêncio juntamente com a família Sganzerla comunicam com pesar o falecimento da senhora,…

54 minutos atrás

Como limpar paredes com gordura usando vinagre e detergente neutro

Aprenda como limpar paredes engorduradas com vinagre e detergente neutro de forma simples, segura e…

58 minutos atrás

This website uses cookies.