Francisco Beltrão
Foto Assessoria

A sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) recebeu, na última quinta-feira, (21), a visita do vice-governador Darci Piana e demais autoridades do governo do Estado, para uma reunião com prefeitos da região sobre os programas do governo paranaense voltados aos municípios.

“O Sudoeste tem uma produção muito valiosa para o Paraná. E, eu vim acompanhado de pessoas que estavam na comitiva do governo do Estado que participou da Expo Dubai. Então, temos muitas novidades para os municípios nessa retomada econômica pós-pandemia”, declarou o vice-governador.

O encontro, organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), contou com a presença, também, de prefeitos, vereadores, empresários e lideranças regionais. O presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Junior Weiller foi uma das pessoas que viajou à Dubai na comitiva do governador Ratinho Junior: “fechamos muitos contratos, tanto para as empresas pública do Paraná, como para as cooperativas, algumas, inclusive, aqui do Sudoeste. E, a perspectiva é muito boa para o Paraná, sobretudo, na geração de renda e empregos aos paranaenses”.

O vice-presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana ressaltou a importância do municipalismo para o desenvolvimento do Estado: “é nos municípios que as coisas acontecem, portanto, esse apoio, esse incentivo por parte do governo do Estado, é fundamental para que o Paraná se consolide nessa posição de destaque nacional”.

Na área de Educação, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná (Ciedepar), Edimar Santos apresentou a estrutura e possibilidades que a organização oferece aos municípios consorciados (são cinco na área de abrangência da Amsop: Boa Esperança do Iguaçu, Bom Sucesso do Sul, Clevelândia, Chopinzinho e Palmas).

Já o presidente da Invest Paraná (ligada a secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo), José Eduardo Bekin, afirmou que, com a missão do Estado à Dubai, “começamos a plantar a marca do Paraná no exterior”, e ainda, destacou a abertura de um escritório permanente na cidade emiradense, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). “Desde 2009, a Invest Paraná já fomentou mais de R$ 80 bilhões em investimentos no Paraná”, complementou Bekin.

Sobre o agronegócio, o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara apresentou dados da produtividade paranaense, como, por exemplo, mais de 8 milhões de frangos abatidos por dia em todo o estado, área livre de febre aftosa, implantação de energia fotovoltaica nas propriedades rurais e, ainda, 80% das exportações do Paraná estarem ligadas ao agronegócio.

Representando o presidente da Amsop e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani – que tinha compromissos em Curitiba –, o prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, Ricardo Ortiña salientou o apoio dado aos municípios pelo governo do Estado durante o período de pandemia, ampliando e equipando os equipamentos de saúde para atender a toda a demanda.

(Assessoria Amsop)