Vereador apresenta projeto que veda atendimento de bebês Reborn no SUS e CMEIs

Vereador Bruno Savarro - Foto: Assessoria
O vereador Bruno Savarro apresentou um projeto de lei que proíbe o atendimento de bonecos do tipo “bebê reborn” no SUS e a inclusão desses bonecos em filas de creches municipais (CMEIs) em Francisco Beltrão. Bebê reborn são bonecas hiper-realistas que imitam recém-nascidos e se tornaram ferramentas terapêuticas usadas no tratamento de mães em luto perinatal ou de pessoas que passaram por traumas e estresses emocionais.
A proposta tem caráter preventivo e busca proteger a estrutura pública de saúde e educação, que já enfrenta desafios significativos com a alta demanda da população. Em algumas cidades brasileiras, casos inusitados envolvendo esse tipo de boneco — como tentativas de matrícula em creches e atendimento pediátrico — já foram registrados, o que motivou a proposição.
“Ainda não vimos esse tipo de situação em Beltrão, mas está se tornando realidade em outras partes do país. Por isso, estamos nos antecipando e buscando evitar que esse tipo de absurdo chegue até aqui”, afirma Bruno. O vereador reforça ainda que, embora o tema não seja prioritário, isso não significa omissão em relação às pautas urgentes.
“Sabemos que há temas mais urgentes e estamos atuando neles. Hoje, tenho quatro projetos em tramitação, nas áreas de saúde, inovação, conscientização e infraestrutura. E outros estão em fase final de elaboração, voltados à causa animal, saúde e esporte.” O projeto do vereador Bruno segue agora para análise das comissões da Câmara antes de ir para votação em plenário.
Assessoria
Mais lidas
Desenvolvido por BW2 Tecnologia