Tempo
Foto Reprodução Metsul

A frente fria chegou ao Sul do Brasil com muito vento e rajadas que chegaram a 137 km/h no Planalto Sul Catarinense entre segunda (11) e esta terça-feira (12). Mais de 400 mil pessoas estavam sem luz no final da segunda-feira no Rio Grande do Sul em razão do vento.

A corrente de jato trouxe vento Norte quente e seco durante a segunda-feira com rajadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Oeste do Paraná. Houve registro de vento Norte de até 70 km/h em Santa Maria, 79 km/h em Soledade e 99 km/h em São José dos Ausentes, no território gaúcho. Em Santa Catarina, no alto do Morro da Igreja (1.800 metros), a ventania do quadrante Norte pelo jato de baixos níveis atingiu 137 km/h.

troca rápida de massas de ar, de quente para fria, resultou em temporais com vendavais e ainda forte vento acompanhando o ingresso do ar frio. Pelotas foi uma das cidades mais atingidas pelo vendaval com rajadas perto de 100 km/h. A estação de Capão do Leão registrou vento de 98,3 km/h no temporal que causou queda de árvores e destelhamentos em Pelotas.

Para ler a matéria completa acesse Metsul