Paraná

Venda do pinhão será liberada nesta quinta-feira

Da AEN – O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, libera a partir desta quinta-feira (01) a colheita, venda, transporte e armazenamento do pinhão. A recomendação é que a semente seja colhida de pinhas que já caíram, sinal mais garantido de sua maturação. Além disso, evita que a pessoa corra o risco de queda ao subir numa araucária.

As normas e instruções são estabelecidas na Portaria IAP nº 046/2015 e têm como objetivo conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, árvore símbolo do Paraná, ameaçada de extinção.

Publicidade

“Quando o pinhão cai ao chão, é uma oportunidade para animais, como a cutia, ajudarem a semear em outros lugares, garantindo a reprodução da araucária”, explicou diretor-presidente do IAT, Everton de Souza.

A semente da araucária se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo vai abrindo até liberar o pinhão, o qual precisa de quatro anos para completar o seu amadurecimento. As pinhas maduras desprendem dos galhos geralmente entre os meses de abril a agosto e quando arrebentam esparramam as sementes do seu interior.

PROIBIÇÃO – Mesmo sendo colhido na data permitida, é proibido o consumo e venda do pinhão verde. As pinhas imaturas apresentam casca esbranquiçada e alto teor de umidade, o que favorece a presença de fungos, podendo o alimento se tornar até tóxico para o consumo humano. Se consumido, pode prejudicar a saúde com problemas como a má digestão, náuseas e até episódios de constipação intestinal.

De acordo com as normas ambientais, a pessoa que for flagrada na venda, transporte ou armazenamento do pinhão antes do dia 1º de abril está sujeita a responder a processos administrativo e criminal, além de receber auto de infração ambiental e multa de R$ 300,00 para cada 60 quilos de pinhão.

“A venda do pinhão deve seguir a legislação vigente para que possamos garantir a maturação do fruto e também a preservação da araucária. Não é permitido vender nem comprar pinhão antes da data estabelecida”, afirmou o diretor de Licenciamento e Outorga do IAT, José Volnei Bisognin.

DENÚNCIAS –A venda de pinhões trazidos de outros Estados também não é permitida, sendo obrigatório respeitar as normas locais. Denúncias sobre a venda irregular de pinhão e demais infrações ambientais podem ser feitas no link Fale Conosco, no site do IAT, pelo telefone do Instituto em Curitiba: (41) 3213-3700 ou, ainda, nos Escritórios Regionais do IAT e na Polícia Ambiental.

PP News

Matéria recentes

Condutor foge após colidir camionete carregada com vinho argentino com caminhão da prefeitura

Na manhã desta segunda-feira (2) por volta de 09h ocorreu uma colisão na estrada rural…

34 minutos atrás

Homem passa mal na PR-280 e é socorrido pela EPR

Uma equipe da EPR atendeu uma ocorrência na PR-280, em Renascença, envolvendo um homem que…

1 hora atrás

Piloto morre após sofrer acidente durante treino em autódromo

Uma tragédia abalou o cenário da motovelocidade na tarde de domingo (1º) em Cascavel, no…

2 horas atrás

Pastor morre ao sofrer mal súbito durante culto

O pastor catarinense Sérgio Carvinho morreu aos 47 anos no último sábado (31), após sofrer…

2 horas atrás

Homem fica ferido ao colidir moto em veículo que fazia conversão na PR-180

O acidente foi registrado na tarde de sábado (31) na rodovia PR-180, município de Marmeleiro,…

3 horas atrás

Quem eram os jovens que morreram após carro bater em barranco de pedras

Os jovens que morreram em um grave acidente no final da tarde de domingo (1º)…

3 horas atrás

This website uses cookies.