Sudoeste

Veja a previsão do tempo para o Carnaval

AEN – O calor já está forte e a temperatura no Carnaval vai subir ainda mais no Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a aproximação de uma onda de calor, principalmente nas regiões Norte e Oeste, promete temperaturas máximas na faixa dos 35°C nos dias de folia.

O desconforto térmico já começa na sexta-feira (28) e continua até terça-feira (4) com a atuação de uma massa de ar quente e baixos índices de umidade do ar. No Norte e no Oeste uma onda de calor está prevista. “Em termos técnicos, onda de calor se caracteriza por temperaturas pelo menos cinco graus celsius acima da média, por pelo menos cinco dias seguidos”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. 

Na sexta-feira as temperaturas vão de 17°C a 28°C em São José dos Pinhais; 21°C a 30°C em Guaratuba; 19°C a 30°C em Ivaí; 22°C a 34°C em Toledo; 22°C a 34°C em Cambé; 23°C a 35°C em Cornélio Procópio; e 23°C a 36°C em Maringá. “Chuvas rápidas com algumas trovoadas ocorrem nas diversas áreas do Paraná, porém temporais severos estão previstos para o Centro, Sul, Sudoeste e Oeste”, afirma Kneib.

No sábado (1º), pancadas de chuva isoladas com trovoadas e de curta duração estão previstas. As temperaturas vão de 17°C a 28°C em São José dos Pinhais; de 20°C a 30°C em Guaratuba; de 18°C a 31°C em Ivaí; de 24°C a 35°C em Toledo; de 23°C a 35°C em Cambé; de 23°C a 36°C em Cornélio Procópio, e de 24°C a 36°C em Maringá.

No domingo (2) o calor se intensifica ainda mais. “Novamente há previsão de pancadas de chuva de curta duração, podendo evoluir para alguns temporais, mas assim como nos últimos dias o destaque segue sendo o predomínio de sol e o calor intenso”, ressalta Kneib.

As temperaturas vão de 18°C a 29°C em São José dos Pinhais; de 22°C a 31°C em Guaratuba; de 20°C a 30°C em Ivaí; de 24°C a 35°C em Toledo; de 23°C a 34°C em Cambé; de 23°C a 37°C em Cornélio Procópio; e de 25°C a 36°C em Maringá.

Na segunda e na terça-feira a chance de ocorrência de chuva é menor, e o calor intenso continua. Para cada cidade é possível saber a visibilidade prevista, o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Foto: Simepar
PP News

Matéria recentes

Familiares informam o falecimento de Paulina de Veras Priester

O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Priester, comunicam com pesar…

11 horas atrás

Homem que esfaqueou a filha de 3 anos é preso após grande operação policial

Um homem esfaqueou a própria filha de 3 anos de idade após um desentendimento com…

14 horas atrás

Jovem fica ferido após sofrer queda de moto no trevo da PR-483 com a PR-182

Um jovem ficou ferido após um acidente de moto na tarde desta segunda-feira (21), em…

14 horas atrás

Dicas para limpar manchas difíceis sem perder tempo e energia

Aprenda como remover manchas difíceis de forma prática e rápida com soluções caseiras eficazes que…

15 horas atrás

CPA-10: Primeiros passos para quem quer entrar no mercado financeiro

O setor financeiro está entre os que mais crescem no Brasil, atraindo profissionais em busca…

16 horas atrás

Marreco estreia nesta terça-feira (22), pela Liga Nacional de Futsal

A temporada 2025 da Liga Nacional de Futsal começou no último final de semana, e…

18 horas atrás

This website uses cookies.