Francisco Beltrão

Vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo em agosto

No período de 6 a 31 de agosto será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo, sendo 18 de agosto, um sábado, o Dia D de mobilização. O objetivo é manter elevada a cobertura vacinal contra as duas doenças evitando a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como imunizar os menores de cinco anos contra o sarampo e a rubéola.

De acordo com a enfermeira Kátia Schmidt, da vigilância epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, no município o público alvo são as 4.477 crianças de um a quatro anos de idade. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura. “Os pais e responsáveis devem comparecer aos locais de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação e cartão SUS para avaliação e registro. Os adultos também podem se vacinar contra o Sarampo, caso estejam com a carteira de vacinação desatualizada”, explica Kátia

Publicidade

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada e ausência de reflexos no segmento atingido.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar).

A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão. O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989. Desde então não são registrados casos da doença, que é grave e foi responsável por danos irreversíveis para milhares de crianças no mundo.

Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Apesar dos esforços empreendidos desde o início das campanhas de eliminação da doença, nos últimos anos os casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente aqueles com baixa cobertura vacinal.

Situação Epidemiológica

Em relação à Poliomielite, no cenário global, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que em 2017 e 2018 foram registrados casos da doença somente nos dois países que são considerados endêmicos, Afeganistão e Paquistão. Neste ano, até maio, foram contabilizados 8 casos, sendo 1 no Paquistão e 7 no Afeganistão.

Sobre o Sarampo, nos últimos anos foram vivenciados surtos no Brasil, sendo registrados em 2015 um total de  211 casos no Ceará, 2 em São Paulo e 1 em Roraima, relacionados ao surto do Ceará. Como resultado das ações de vigilância, laboratório e imunizações, em 2016 o Brasil recebeu o certificado de eliminação da circulação do vírus pela OMS, declarando a região das Américas livre do sarampo.

No período de 2016 a 2017 não foi registrado nenhum caso da doença no país. Mas, atualmente, o Brasil enfrenta surtos de sarampo nos estados de Roraima e Amazonas. De acordo com o Ministério da Saúde, a situação é preocupante. O número de casos confirmados aumentou consideravelmente, com 679 ocorrências confirmadas.  São 444 no Amazonas,  216 em Roraima, 8 no Rio Grande do Sul, 7 de no Rio de Janeiro, 2 no Mato Grosso, 1 em São Paulo e 1 em Rondônia. Inclusive em Francisco Beltrão um caso está sendo investigado.

(Assessoria de Imprensa)

 

Solange Maciel

Matéria recentes

Familiares informam o falecimento de Jean Max Galvan Rici

O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Galvan Rici, comunicam com…

19 minutos atrás

Palmeira-leque: 3 dicas para cultivar essa gigante tropical mesmo em ambientes internos

Aprenda 3 dicas práticas para cultivar palmeira-leque em ambientes internos e manter essa planta tropical…

33 minutos atrás

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registram falta de energia

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registraram na noite desta sexta-feira (9) um apagão de…

10 horas atrás

Colisão envolve três caminhões e automóvel na PR-182

O acidente complexo foi registrado na tarde de sexta-feira (9) por volta de 17h20, na…

11 horas atrás

Frente fria traz risco de geada no fim de semana

As temperaturas vão mudar no fim de semana. De acordo com o Sistema de Tecnologia…

12 horas atrás

Homem morre atingido por árvore durante vendaval

Um homem de 51 anos morreu após uma árvore cair sobre ele durante vendaval nesta…

12 horas atrás

This website uses cookies.