Francisco Beltrão
Créditos Gelson Corazza/PMFB

Da assessoria/Acefb – A assessoria de imprensa da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) foi informada na tarde desta quinta-feira, 3 de março, que a utilização de drones para filmagens e fotos durante a 30ª edição da Expobel, seguirá rigorosamente as determinações e orientações dos órgãos competentes, como Polícia Civil e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Para voos é necessária a autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão controlador do tráfego aéreo. Há um aplicativo em que se pede autorização junto ao Decea para voar em determinada data, horário e região.

A utilização do equipamento dependerá de consulta prévia na Polícia Civil – uma unidade (Delegacia Móvel) estará em funcionamento no parque de exposições de Beltrão, durante o evento. Quem desobedecer a orientação e usar drones de forma clandestina e irregular, segundo agentes da Polícia Civil, poderá responder criminalmente e ter o equipamento apreendido.

O usuário ou dono do equipamento precisará, na presença do órgão responsável, apresentar toda a documentação referente ao drone, respeitando os protocolos da Anac.

Obrigações
Os documentos e autorizações obrigatórios para o uso de drones são os seguintes:

1- Manual de voo
2- Documento de Avaliação de Risco
3- Cadastro na Anac – (sistemas.anac.gov.br/sisant)
4- Apólice de Seguros contra terceiros
5- Autorização Decea-Sarpas (servicos2.decea.gov.br/sarpas/)
6- Homologação do drone na Anatel
7- Documentos de identificação do piloto maior que 18 anos (RG)
8- Autorização dos frequentadores caso queira sobrevoá-los.