As unidades de saúde de Francisco Beltrão estão realizando a campanha Outubro Rosa para prevenção e detecção precoce de câncer de mama e do colo de útero. Tanto na cidade quanto no interior do município as coletas para exames e orientações estão foram intensificadas.
As mulheres que já iniciaram a vida sexual devem realizar o exame preventivo e, principalmente, as que estão na faixa etária de 25 a 64 anos, pois é nessa idade que ocorre a maior ocorrência de lesões de alto grau, mas possíveis de serem tratadas preventivamente para que não evoluam para o câncer.
No caso da cidade, a administração municipal, por meio da secretaria municipal de Saúde, está oportunizando a realização de exames no período noturno, após às 18h00, para as mulheres que trabalham em horário comercial e não possuem disponibilidade de comparecer nas unidades de saúde durante o dia. Foram disponibilizados exames preventivos, clínico das mamas e mamografia para mulheres com idade a partir 40 anos.
Os agendamentos para o atendimento à noite serão feitos até o dia 11 de outubro. Para agendar as interessadas devem comparecer pessoalmente ou marcar por telefone nas seguintes unidades de Saúde: Pinheirinho (3527–3522), Padre Ulrico (3524-4442), Instituto da Mulher (3523-4083), Vila Nova (3524-4447), São Miguel(3524-2782) e Sadia(3527-4370). Para realizar a coleta dos exames é preciso comparecer na unidade de saúde no horário agendado e portando CPF, Identidade e cartão do SUS.
Outubro Rosa
A Campanha Outubro Rosa é realizada anualmente tendo em vista que o câncer de colo uterino e de mama são uma das causas mais importantes de morbidade feminina no Brasil. Um dos grandes desafios dos países em desenvolvimento é a ampliação dos programas de prevenção e detecção precoce.
No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima em 59.700 casos novos de câncer de mama para cada ano do biênio 2018-2019, com risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Também estima 16.370 casos novos de câncer de colo de útero para cada ano do biênio, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres.
O método de rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil é o exame citopatológico (Papanicolaou), que deve ser oferecido às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e também às que iniciaram a vida sexual. O exame de mamografia a partir dos 40 anos é usado como forma de rastreamento e de diagnóstico de possíveis alterações.
Toda mulher deve procurar uma unidade de saúde para fazer o exame clínico das mamas anualmente e também a mamografia, quando indicada. Portanto, as mulheres devem aderir a campanha, pois a prevenção é um importante passo para uma melhor qualidade de vida.
Assessoria PMFB
Um homem de 22 anos que trabalha como aplicativo disse ser vítima de assalto na…
Um capotamento foi registrado na tarde deste sábado (10), na rodovia que liga Realeza a…
O PASC e a Funerária São Cristóvão, e a família Pagliarini Medeiro, comunicam com pesar…
O condutor de uma motocicleta ficou ferido e precisou ser socorrido após uma colisão com…
Na tarde desta sexta-feira (9), uma colisão frontal entre dois veículos vitimou fatalmente um homem…
Na manhã deste sábado (10) por volta de 10h30 a equipe Bravo do 21º BPM,…
This website uses cookies.