Francisco Beltrão

UCI neonatal do Hospital Regional do Sudoeste começa a funcionar

Nesta semana cinco novos leitos de UCI neonatal (Unidade de Cuidados Intermediários) foram abertos no Hospital Regional do Sudoeste (HRS), em Francisco Beltrão. O Hospital é uma das unidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde, sendo referência para a gestação de alto risco e atendimento ao trauma.

De acordo com a diretora-geral do hospital, Nádia Zanella Vissoto, com os novos leitos, o hospital poderá qualificar ainda mais o atendimento aos bebês. Sem os leitos de UCI, bebês que precisavam de cuidados intermediários, ficavam na UTI mesmo sem necessidade.

Publicidade

“Quando um bebê nasce pesando pouco, por exemplo, ele precisa de cuidados intermediários até ganhar peso. Não é um caso grave que demande uma UTI Neonatal, mas também não se pode deixar esse bebê no quarto. Agora com a UCI, podemos atender de forma qualificada essa demanda”, conta Nádia.

Segundo ela, os leitos também devem minimizar a necessidade de transferência de bebês para outros hospitais, operação que, além de envolver o deslocamento das famílias para longe dos municípios de origem, frequentemente necessitava de apoio logístico do serviço de transporte aéreo.

A diretora ressalta ainda que o hospital desde o início de 2018 é administrado pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas) e que um dos compromissos assumidos pela nova gestão foi o de ampliar o número de leitos ativos, com abertura de cinco leitos de UCI neonatal e mais 34 leitos clínicos/cirúrgicos.

Em junho, 15 leitos clínicos/cirúrgicos foram abertos e outros 19 devem entrar em funcionamento ainda neste ano. “Os novos leitos cirúrgicos permitem que o hospital acolha de forma mais rápida e segura os pacientes de trauma da região Sudoeste. Em sua maioria eles são ocupados por pacientes da especialidade de traumato ortopedia”, diz Nádia. Atualmente, o hospital conta com 135 leitos, incluindo 10 de UTI adulto, 10 de UTI neonatal e 5 de UCI neonatal.

Todos os meses, o hospital realiza cerca de 1.300 atendimentos de urgência e emergência e 600 internamentos. Ele é referência no atendimento de alta complexidade de trauma e gestação de alto risco no Sudoeste, especialmente entre os 27 municípios que compõem a 8ª Regional de Saúde.

(Assessoria)

Solange Maciel

Matéria recentes

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registram falta de energia

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registraram na noite desta sexta-feira (9) um apagão de…

53 minutos atrás

Colisão envolve três caminhões e automóvel na PR-182

O acidente complexo foi registrado na tarde de sexta-feira (9) por volta de 17h20, na…

2 horas atrás

Frente fria traz risco de geada no fim de semana

As temperaturas vão mudar no fim de semana. De acordo com o Sistema de Tecnologia…

3 horas atrás

Homem morre atingido por árvore durante vendaval

Um homem de 51 anos morreu após uma árvore cair sobre ele durante vendaval nesta…

3 horas atrás

Vereadores solicitam laboratórios de exames na UPA e no Centro de Saúde da Cidade Norte

A implantação de laboratórios para coleta e análise de exames na UPA 24 e no…

4 horas atrás

Primos morrem em grave acidente na BR-282

Os primos, Daniela da Silva, de 26 anos, e Alan Gabriel Albuquerque da Silva, de 17, morreram…

4 horas atrás

This website uses cookies.