Previsão do tempo

Temporais voltam no Paraná na quarta-feira (11)

A semana no Paraná começou com tempo seco e predomínio de sol, com chuviscos e chuva fraca e isolada apenas na faixa leste do estado, próximo ao litoral. O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Marcelo Schneider avalia que, a partir da quarta-feira (11), os temporais voltam ao Paraná devido à aproximação de uma frente fria, com possibilidade de granizo, chuvas intensas e fortes rajadas de vento, intensificando-se na quinta-feira (12).

“As temperaturas na quarta-feira ainda durante o dia, com a presença de sol, se elevam bastante, passando de 30° na maior parte do estado. Na sexta-feira (13) ainda chove forte na madrugada, durante o dia, as chuvas diminuem e a temperatura cai bastante, inclusive fazendo frio em virtude da passagem da massa de ar frio”, explica.

O capitão Marcos Vidal, da Defesa Civil do Paraná, informa que as vítimas das chuvas estão recebendo assistência emergencial. Em áreas afetadas por vendavais, lonas são fornecidas e aqueles que precisam evacuar suas casas são encaminhados a locais seguros pelas equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e outras entidades locais.

“E as pessoas mais afetadas, aí sim, vão receber também outros suportes de acordo com a gravidade da situação no município, como kits higiene, kits dormitório, cestas básicas, telhas, dependendo da situação. Então, todo esse aporte é para ajudar no restabelecimento das famílias”, expõe.

Vendavais

Vidal destaca que dos 57 municípios paranaenses impactados, a região sul, especialmente nas proximidades de União da Vitória, foi a mais atingida. Além disso, municípios da Região Metropolitana de Curitiba também enfrentaram ocorrências e emergências, que foram atendidas ao longo do dia.

“Muitos municípios inicialmente foram afetados por vendavais nos primeiros dias, como Cascavel, que teve um tornado, ventos muito fortes, São Jorge do Oeste, Paula Freitas e a gente também tem outros municípios, como Rio Negro e União da Vitória, que foram afetados por causa das chuvas, inundações e alagamentos”, comenta.

O capitão enfatiza que o foco atual é prover atendimento e suporte aos municípios, priorizando as áreas mais afetadas e a população vulnerável. Muitas pessoas ainda estão deslocadas, alojadas em casas de parentes, amigos ou abrigos públicos — e o objetivo é facilitar o retorno delas às suas residências o quanto antes.

Ele também enfatiza que o foco atual é prover atendimento e suporte aos municípios, priorizando as áreas mais afetadas e a população vulnerável. Muitas pessoas ainda estão deslocadas, alojadas em casas de parentes, amigos ou abrigos públicos — e o objetivo é facilitar o retorno delas às suas residências o quanto antes.

Fonte: Brasil 61

PP News

Matéria recentes

Bolsonaro segue na UTI ainda sem previsão de alta

O ex-presidente Jair Bolsonaro segue se recuperando na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de um…

10 minutos atrás

Saiba o que abre e fecha em Francisco Beltrão no feriado

Com os feriados de Sexta-feira Santa (18), e Tiradentes (21), o município de Francisco Beltrão…

54 minutos atrás

Previsão do tempo para o feriadão da Páscoa e de Tiradentes

O feriadão de Páscoa e Dia de Tiradentes, entre sexta-feira (18) e a próxima segunda…

1 hora atrás

Tutores já podem cadastrar seus pets e emitir o RG Animal

Tutores de cães e gatos já podem registrar seus bichos de estimação e emitir, gratuitamente,…

2 horas atrás

Primeiro parto normal é realizado no Hospital de Realeza

O primeiro parto normal foi realizado, de forma emergencial, na manhã de quarta-feira no Hospital…

3 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Tânia Terezinha de Carli Oliveira

O Grupo Inocêncio e as famílias De Carli e Oliveira comunicam com pesar o falecimento…

3 horas atrás

This website uses cookies.