Clima
Imagem Metsul

São crescentes os sinais de que o mês mais frio na média do inverno deste ano será o junho que está perto do fim. Normalmente, na esmagadora maioria dos anos, junho e julho são os meses de menor temperatura média no ano no Sul do Brasil e, no caso de 2022, julho se desenha como um mês menos frio que está sendo o atual por todos os dados analisados pela MetSul.

Os dados hoje mostram para os primeiros dez dias de julho, o frio teria que ser imenso e muito fora do normal na segunda metade de julho para que junho pudesse ser superado como o mês mais frio do inverno de 2022. Somente um padrão como do ano 2000, quando a segunda metade de julho foi extremamente fria, poderia reverter o desvio positivo na média que se projeta para a primeira metade de julho.

Os vários modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia indicam vários dias de temperatura ou amena ou mesmo elevada nos primeiros dez dias de julho, sendo que alguns podem ser até de calor em pleno auge do inverno. Mais do que isso, nenhum dos dois modelos indicam uma incursão de ar polar mais intensa e abrangente que pudesse anular os fortes desvios positivos de temperatura em alguns dias da primeira quinzena de julho neste ano. Sem incursão de ar polar expressiva que resultasse numa onda de frio e com tendência de ingresso de ar quente em diferentes momentos com alguns dias de temperatura muito alta e até de calor, os primeiros 10 dias de julho estão fadados a ter temperatura média acima da média climatológica.

Leia a matéria completa, acesse Metsul