Francisco Beltrão

Socorristas do SAMU fazem parto de emergência em residência

A equipe ALFA 2 do SAMU, composta pelo médico, Saimon Marcante, enfermeira Eliane P. Rodrigues e condutor socorrista, Silvar da Luza, foram acionados por volta das 6h5 da manhã desta quinta-feira (9), para uma ocorrência de emergência onde uma gestante estava em trabalho de parto. Ao chegar na casa os socorristas se depararam com a criança nascendo e o parto aconteceu na própria residência.

A enfermeira Eliane fez um relato emocionante sobre o nascimento da bebê:

“Recebemos a ocorrência, chamado para atender um trabalho de parto as 6h da manhã de hoje, a gente sempre espera e ou acredita que vai encontrar o bebê ainda na barriga da mãe, porém hoje foi diferente, ao chegarmos no domicílio a gestante estava deitada no sofá já em período expulsivo, ou seja, o bebê estava coroando, então realizamos o parto, recebendo o recém-nascido, uma linda menina.

Como a bebê apresentava boa vitalidade ao nascer, pudemos fazer o clampeamento tardio do cordão, colocamos no tórax da mãe para terem um contato pele a pele, depois clampeamos o cordão e realizamos os cuidados básicos com o recém-nascido (secar, aquecer, envolver o bebê para não perder calor etc…) com os materiais que dispomos na ambulância.

Com a placenta totalmente dequitada, pudemos colocar o bebê já no colo da mãe e encaminhar o binômio mãe e filho para o Hospital São Francisco para as devidas avaliações com obstetra e pediatra. A mãe contou que a bolsa gestacional havia se rompido por volta das 04h30 da madrugada. Ela estava em casa com o filho de 11 anos, então tentou contato com o marido que estava trabalhando, como estava difícil de falar com ele e as contrações ficaram mais curtas, ela pediu para o filho chamar os vizinhos, que então acionaram o serviço do SAMU.

O parto ocorreu tudo bem, sem intercorrências deixando a família e a equipe muito feliz, pois normalmente, nossas ocorrências ou chamados são para atender algum tipo de incidente que já afetou a saúde da pessoa, seja por motivos de natureza clínica, cirúrgica, traumática ou psiquiátrica.

Nós então tentamos evitar o agravamento da condição da vítima, minimizando o sofrimento ou mesmo evitando o óbito, por meio de atendimento e um transporte adequado.

Então, quando acontece um atendimento como o de hoje, um nascimento, a gente celebra mesmo, pois de fato nós socorristas estamos promovendo a vida, e isso nos motiva a continuar trabalhando porque é gratificante demais”.

O PP News parabeniza a equipe do SAMU que são verdadeiros heróis salvando vidas e agora ajudando uma vida a vir ao mundo.

PP News

Matéria recentes

Homem que esfaqueou a filha de 3 anos é preso após grande operação policial

Um homem esfaqueou a própria filha de 3 anos de idade após um desentendimento com…

1 hora atrás

Jovem fica ferido após sofrer queda de moto no trevo da PR-483 com a PR-182

Um jovem ficou ferido após um acidente de moto na tarde desta segunda-feira (21), em…

2 horas atrás

Dicas para limpar manchas difíceis sem perder tempo e energia

Aprenda como remover manchas difíceis de forma prática e rápida com soluções caseiras eficazes que…

3 horas atrás

CPA-10: Primeiros passos para quem quer entrar no mercado financeiro

O setor financeiro está entre os que mais crescem no Brasil, atraindo profissionais em busca…

4 horas atrás

Marreco estreia nesta terça-feira (22), pela Liga Nacional de Futsal

A temporada 2025 da Liga Nacional de Futsal começou no último final de semana, e…

5 horas atrás

Chuva de meteoros Líridas poderá ser vista na madrugada de 22 de abril

AEN - Uma chuva de meteoros está atravessando o espaço e terá seu ápice em…

7 horas atrás

This website uses cookies.