Pandemia do novo coronavírus

Nesta segunda-feira (07) a Secretaria de Saúde de Pato Branco divulgou que está em colapso. Não há profissionais e nem leitos suficientes disponíveis conforme informou a secretária de Saúde do município, Márcia Fernandes de Carvalho ao G1 PR.

Conforme o órgão, até domingo (06), Pato Branco registrou 2.417 casos confirmados do novo coronavírus e 24 mortes pela doença. O município possui 203 casos ativos da doença, além de 390 suspeitos.

Houve aumento de mais de 200% no número de casos nas últimas semanas e o sistema de saúde chegou ao limite. A secretaria disse que o município negou mais de 200 pedidos para a realização de festas entre quinta (3) e sexta-feira (4). Por isso, o apelo é para que a população se conscientize sobre a doença e previna a Covid-19.

De acordo com a a 7ª Regional de Saúde, até às 14h desta segunda-feira, os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Pato Branco, estavam 100% ocupados na ala Covid-19.  Pato Branco oferta oito leitos de UTI para pacientes com o coronavírus, na Policlínica e no Hospital São Lucas.

Nesta tarde, a taxa de ocupação de leitos da enfermaria era de 44,4%. Dos 18 leitos disponíveis, oito estavam ocupados com pacientes infectados.