Foto: Divulgação SESA
A partir das 10 horas deste sábado (15), o Siate e o Samu desenvolvem atividade simulada de atendimento a vítimas de um acidente de grandes proporções, com a participação de cerca de 400 pessoas no estacionamento do Parque Barigui, em Curitiba.
Os exercícios fazem parte do Curso de Atendimento a Múltiplas Vítimas e comemora os 15 anos de implantação do Samu Curitiba e os 29 anos do Siate Curitiba.
O curso, que teve etapa teórica durante toda a sexta-feira (14), é promovido pelos mantenedores dos serviços – as Secretarias de Estado e Municipal da Saúde, por meio da Coordenadoria de Urgências e Emergências e do Corpo de Bombeiros do Paraná.
“O atendimento pré-hospitalar, realizado pelo Samu e Siate, é fundamental para salvar uma vida. Acidentes não seguem regras e todos estamos sujeitos a eles. Portanto, nosso apoio e investimentos na área”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.
O Governo do Estado financia os serviços do Samu e Siate junto aos municípios. “O Ministério da Saúde recomenda que os estados destinem 25% de contrapartida para o pré-atendimento; o Paraná vai muito além e investe hoje 50% na área de urgências e emergências. Só neste ano já aplicamos cerca de R$ 40 milhões e estamos em dia com todos os serviços contratados”, afirmou Beto Preto.
CURSO – A etapa teórica do Curso de Atendimento às Múltiplas Vítimas abordou temas como comando e controle das ações; comunicação, plano estadual de atenção aos desastres, eventos em massa, triagem e tratamento em cena: regulação médica, transporte de vítimas e preparação dos hospitais.
A parte prática, neste sábado, começará com organização da cena no estacionamento do Parque Barigui, implantação de protocolos e na sequência será o exercício simulado de atendimento.
A atuação em incidentes com múltiplas vítimas exige protocolos específicos visando a tentativa de salvar o maior número de pessoas e minimizar o tumulto e caos, que podem se estabelecer durante uma ocorrência envolvendo muita gente.
NÚMEROS – O Samu do Paraná faz cerca de 1,8 mil regulações por dia, com 1.650 saídas/dia de ambulâncias às emergências clínicas, obstétricas e cirúrgicas, pediátricas e psiquiátricas.
O Siate Metropolitano atende em média 60 ocorrências/dia; é um serviço especializado em trauma em geral.
Fonte AEN
Um homem de 65 anos ficou ferido após ser atropelado por um automóvel VW/Gol na…
Uma colisão frontal envolvendo uma Mitsubishi Pajero e um GM/Celta mobilizou as equipes do SAMU…
Um homem de 22 anos que trabalha como aplicativo disse ser vítima de assalto na…
Um capotamento foi registrado na tarde deste sábado (10), na rodovia que liga Realeza a…
O PASC e a Funerária São Cristóvão, e a família Pagliarini Medeiro, comunicam com pesar…
O condutor de uma motocicleta ficou ferido e precisou ser socorrido após uma colisão com…
This website uses cookies.