Geral

Sexta-Feira Santa: entenda o significado e costumes

A Sexta-Feira Santa é uma data extremamente significativa para os cristãos, pois representa a crucificação e morte de Jesus Cristo, o Filho de Deus. De acordo com a narrativa bíblica, Jesus foi condenado injustamente pelas autoridades romanas e crucificado ao lado de dois criminosos.

Segundo a Bíblia, a morte de Jesus aconteceu como um sacrifício para a redenção dos pecados e salvação da humanidade. Por isso, a Sexta-Feira Santa é vista como um momento de reflexão, arrependimento e renovação da fé cristã emuitos fieis não trabalham neste dia.

Para muitos, é uma oportunidade para pensar sobre os ensinamentos de Jesus e seu exemplo de amor, compaixão e sacrifício em favor do próximo.

A Sexta-Feira Santa antecede o domingo de Páscoa, dia da ressurreição de Jesus Cristo. Conforme a narrativa bíblica, Jesus foi crucificado e morto, mas no terceiro dia ressuscitou, vencendo a morte.

Evangelhos

A interpretação teológica desse evento é fundamentada nos evangelhos, principalmente o Evangelho de João e também nas Cartas de São Paulo, quando ele vai falar que Cristo era a verdadeira Páscoa e que foi imolado [morto em sacrifício, explica Ana Beatriz Dias Pinto, doutora em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

“Um homem de carne e osso, que acaba sendo morto e, pela espiritualidade, se compreende que ele veio para cumprir as escrituras. Então, ele vai demonstrar que não existe mais só a necessidade de se sair da escravidão para a liberdade, mas que havia a necessidade desse povo sair do contexto de pecado para um contexto de amor”, reforça Ana Beatriz.

A sexta-feira retoma exatamente os últimos passos de Jesus até a sua morte, no dia em que foi sentenciado e penitenciado a carregar a cruz na qual viria a ser pregado até perder a vida. Para católicos, na liturgia da Sexta-Feira Santa não acontece o momento da eucaristia, que é uma ação que dá graças à presença de Jesus Cristo. “Dentro dessa dinâmica do simbolismo, a ausência da celebração eucarística está ligada a um caráter de luto. Os católicos entram em luto na quinta-feira à noite”, frisa Ana Beatriz.

A missa celebrada na data também reserva um momento de adoração da cruz para destacar o sacrifício de Jesus Cristo para redimir o mundo dos pecados, detalha a teóloga.

“Aqui no Brasil, por termos uma tradição latina, a gente é muito passional. Muita gente beija a cruz, se ajoelha diante dela. Na Europa, por exemplo, as pessoas se aproximam da cruz e fazem uma reverência com a cabeça. Em alguns lugares, fazem uma genuflexão [dobram os joelhos]. Cada povo vai ter um costume”, afirma.

Com Agência Brasil
PP News

Matéria recentes

Ladrão é preso após assaltar dois taxistas e tentar praticar roubo em posto de combustíveis

A Polícia Militar de Pato Branco foi acionada na manhã de sábado (19) para atender…

9 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Mariano Kurek

O Grupo Inocêncio e a família Kurek comunicam com pesar o falecimento do senhor, Mariano…

9 horas atrás

Familiares informam o falecimento de João Rafael Küerten

O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Küerten, comunicam com pesar…

10 horas atrás

Discussão em jogo de bocha quase termina em tragédia

Uma discussão durante um jogo de bocha na noite de quinta-feira (17) em um bar…

13 horas atrás

Prefeito Pedron cria comissão para preparar concurso público

O prefeito Antonio Pedron assinou nesta semana a Portaria nº 218/2025, que cria uma comissão…

13 horas atrás

Cooperativa catarinense planeja ampliar investimentos em Francisco Beltrão

Cooperalfa adquiriu terreno e mira ampliação da presença no município O prefeito Antonio Pedron e…

13 horas atrás

This website uses cookies.