Francisco Beltrão

Sessão Solene: Câmara homenageia vereadoras e celebra o mês da mulher

Assessoria – Foi muito prestigiada e emocionante a Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão na sexta-feira (28), no auditório da Amsop/Acamsop, para celebrar o mês da mulher. Com o tema “Mulheres do Poder”, foram homenageadas as quatro vereadoras desta legislatura, as demais que já passarem pelo Poder Legislativo e a professora Lurdinha Bertani, primeira mulher na função de vice-prefeita do município. Ao todo foram 15 homenagens.

Durante os pronunciamentos foi resgatada a história e a luta de cada homenageada para chegar ao Legislativo, bem como a importância da participação das mulheres na política. A deputada Luciana Rafagnin e Maria de Lourdes Pazzini abriram as portas do Legislativo para as mulheres, sendo as primeiras eleitas para o cargo, no pleito de 1.992. A partir daí todos os mandatos contaram com a força feminina como titulares ou suplentes que tiveram a oportunidade de assumir.

Para o presidente Cidão Barbiero, a homenagem foi justa e histórica. “Os homens podem fazer políticas voltadas às mulheres, mas jamais saberão o que é ser uma mulher, por isso a atuação masculina ficará sempre aquém daquilo que é o ideal. Isso mostra a importância da participação das mulheres na política e em todos os segmentos organizados da nossa sociedade”, relata o presidente. “Nossa meta é tornar a Câmara mais aberta, mais atuante e mais comprometida com as causas das mulheres e de todos que precisam da mão forte do poder público”, completa o vereador Cidão.

A sessão foi organizada pela Procuradoria das Mulheres do Legislativo, que tem na coordenação a vereadora Mara Fornazari Urbano, juntamente com as vereadoras Anelise Marx, Aline Biezus e Maria de Fátima Ize Niclotte. Além dos vereadores, participaram o prefeito Antonio Pedron, com a primeira dama Rose, a deputada Luciana Rafagnin, o deputado Wilmar Reichembach, a vice-prefeita Lurinha Bertani, o presidente da Acamsop, Claudemir Zanco (Biruba), a secretária municipal da Mulher, Flaviana Tubin, secretários municipais, familiares e amigos das homenageadas.

Confira as homenageadas na Sessão Solene:

– Luciana Guzella Rafagnin (mandatos 1.993/1.996 – 1.997/2000)

– Maria de Lourdes Pazzini (mandatos 1.993/1996 – 1.997/2000 – 2013/2016 e 2.017/2020)

– Tânia Jung dos Santos (mandato 1.997/2000)

– Lurdes Sganzerla Signorini* (mandato 1.997/2000)

– Atanazia Hellmann Pedron (mandatos 2001/2004 – 2005/2008 – 2009/2012)

– Inez de Oliveira Santos (mandato 2005/2008)

– Elenir de Souza Maciel (mandatos 2005/2008 – 2009/2012 – 2013/2016 e 2017-2020)

– Daniela Celuppi (mandatos 2013/2016 – 2017/2020)

– Franciele Schmitz (mandato 2017/2020)

– Roselene Baseggio* (mandato 2021/2024)

– Aline Biezus (mandato 2025/2028)

– Mara Fornazari Urbano (mandato 2025/2028)

– Professora Maria de Fátima (mandato 2025/2028)

– Enfermeira Anelise (mandato 2025/2028)

– Professora Lurdinha** (vice-prefeita no mandato 2025/2028)

*Suplentes que assumiram

**Primeira mulher vice-prefeita do município

Daniela Celuppi reside atualmente em Brasília, por isso foi representada pela mãe, Becelide Bortolini Celuppi

Franciele Schmitz reside em Blumenau e foi representada pela mãe, Marlene Schmitz

Todas das demais homenageadas compareceram.

PP News

Matéria recentes

Cobertura vacinal contra a gripe está baixa em Francisco Beltrão

A vacinação anual contra a gripe em Francisco Beltrão começou no dia 1º de abril…

5 minutos atrás

Adolescente sofre ferimentos graves em acidente de moto

O Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados no início da noite de quarta-feira…

7 minutos atrás

Casos de dengue crescem em Francisco Beltrão e chega a 248 pessoas infectadas

A Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão confirmou nesta semana o total de 248…

23 minutos atrás

Cesta básica fica 2,47% mais em cara no mês de março em Francisco Beltrão

A pesquisa mensal que avalia o custo do conjunto de alimentos básicos teve alta de…

47 minutos atrás

Começa na segunda-feira a vacinação nas escolas públicas e privadas; veja como vai funcionar

AEN - Os estudantes de todas as escolas do Paraná, públicas e privadas, poderão a…

56 minutos atrás

Acidente envolve dois caminhões e carro na PR-182

Um acidente foi registrado pelo Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), na tarde de quarta-feira…

2 horas atrás

This website uses cookies.