Categorias: Saúde

Serviço de radioterapia completa seis meses em Francisco Beltrão

O serviço de radioterapia do Ceonc de Francisco Beltrão (hospital do câncer) está completando seis meses. As atividades começaram em novembro de 2019 e neste período foram atendidos centenas de 100 pacientes com diferentes casos.

O diretor clínico do Ceonc, Dr. Janoário Oliveira de Souza, lembra que no início havia um número restrito de patologias sendo tratadas, incluindo câncer de mama, de colo do útero, de pulmão e de cabeça-pescoço. Na sequência foi viabilizado o suporte para câncer de próstata. “Agora quase a totalidade dos casos são irradiados aqui em Francisco Beltrão”, informa o médico.

O prefeito Cleber Fontana lembra do esforço realizado pela direção hospital, pela administração municipal de Beltrão e outros segmentos para a conquista da radioterapia. “Foram mais de dez anos de espera até conquistarmos o serviço para beneficiar pacientes de toda a nossa região”, relata o prefeito. Antes o tratamento era viabilizado somente em outros centros, especialmente em Cascavel.

O relatório apresentado pelo hospital, fechado em 30 de abril deste ano,  mostra que o maior número de atendimentos, 30 no total, são de pacientes com câncer de mama.  Na sequência aparecem cabeça-pescoço, próstata, colo de útero, esôfago, cérebro, pulmão, reto e endométrico.                    

Dr. Janoário enfatiza que o desafio no momento é manter o atendimento normal em função da pandemia do coronavírus. “Como a prioridade do setor de saúde dos municípios é prevenir o coronavírus, houve redução dos encaminhamentos de casos suspeitos e consequentemente dos atendimentos aos pacientes oncológicos. Isso nos preocupa porque no futuro podem aumentar os casos já avançados”, alerta o médico.  

Assessoria PMFB

Solange Maciel

Matéria recentes

Torcedora do Inter vende vaca para ver Bernabei e ganha camisa do atleta

O futebol certamente é muito mais do que entretenimento ou simplesmente um esporte, e a…

53 minutos atrás

Polícia Civil prende homem condenado por dirigir bêbado e causar acidente que matou mulher e deixou duas pessoas feridas

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia de Polícia de Marmeleiro cumpriu…

2 horas atrás

Quatro pessoas da mesma família, incluindo uma criança morrem após carro bater de frente com ônibus escolar

Quatro pessoas da mesma família, incluindo uma criança, morreram após um grave acidente de trânsito…

3 horas atrás

Caminhão tomba, explode e incendeia veículos em SC; rodovia ficou interditada por mais de 15 horas

O tombamento de um caminhão carregado com combustível bloqueou totalmente o trânsito na BR 101,…

4 horas atrás

Mulher que fazia entrega de drogas na companhia de filhos é presa por tráfico

Na tarde de sábado (5) uma equipe da Polícia Militar de Nova Prata do Iguaçu…

4 horas atrás

Francisco Beltrão está entre as cidades que registraram a menor temperatura do ano nos últimos três dias no PR; confira

⁠AEN - A temporada de sopas, japonas e pantufas foi liberada neste fim de semana.…

5 horas atrás

This website uses cookies.