Clima

Sensação térmica pode chegar a 70ºC no Sul; entenda

Uma nova onda de calor prevista para ocorrer entre esta quarta-feira (12) e 21 de fevereiro deve afetar principalmente as regiões Sudeste e o Sul, mas também o Centro-Oeste e Nordeste brasileiro. As altas temperaturas podem produzir sensações térmicas que atinjam até 70 °C durante esse período. A projeção está baseada em uma tabela utilizada pelo Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP).

A intensa onda de calor que atinge essas regiões revela temperaturas que, no cenário atual, ultrapassam aquelas registradas pelos termômetros. Em 2024, por exemplo, a cidade do Rio de Janeiro chegou a registrar sensação térmica de 62,3 °C no dia 17 de março.

Para informar a sensação térmica, é preciso considerar a temperatura em graus celsius e a umidade relativa do ar. Com base na junção dessas informações obtemos a sensação térmica.

Por exemplo, em uma cidade onde os termômetros indicam 35 °C e a umidade do ar é de 50%, a sensação térmica sentida chega a 55 °C. Outra cidade com temperatura de 40°C e umidade de 70%, a sensação pode chegar a 63 °C. Uma terceira cidade que registra 30ºC pode ter a sensação de 47ºC caso a umidade seja de 95%.

Em Porto Alegre, que tem previsões de temperaturas que chegam 39°C e umidade do ar próxima de 95%. Com isso, a sensação térmica na capital gaúcha pode ser de até 70ºC, de acordo com a tabela.

Em São Paulo, a expectativa de recordes de calor na quarta (12) e quinta-feira (13), com previsão para máximas entre 34 °C e 35 °C, indicam a possibilidade de sensação térmica acima dos 50 °C.

No Rio de Janeiro, a expectativa também é de altas temperaturas na quarta e quinta-feira, podendo chegar a 39 °C. Para essa quarta-feira (12), a expectativa de umidade do ar pode chegar a 88%. Em caso de combinação entre os fatores, a população carioca pode encarar sensação térmica de 66 °C.

PP News

Matéria recentes

Incêndio destrói casa de madeira neste domingo

Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…

1 hora atrás

Homem que fazia uso de tornozeleira eletrônica é flagrado com cocaína e CNH cassada

A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…

2 horas atrás

Homem sofre ferimentos graves em capotamento de carro na PR-281

Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…

2 horas atrás

Mulher salta de carro após marido fazer manobras perigosas

A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…

3 horas atrás

Após denúncia, Polícia Militar apreende maconha em terreno baldio

A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…

6 horas atrás

Pai tenta ensinar filhos a nadar e morre afogado

Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…

6 horas atrás

This website uses cookies.