Francisco Beltrão

Nesta semana a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Universidade Paranaense (Unipar) e a Agência do Trabalhador lançaram o Projeto Emprega Mais, que visa qualificar os trabalhadores que buscam recolocação no mercado de trabalho. A cerimônia de lançamento foi na tarde de terça-feira (24), na Agência do Trabalhador.

Na oportunidade o prefeito Cleber Fontana lembrou que o programa vem em boa hora, pois o município está recebendo grandes investimentos, especialmente no setor público, e precisa fomentar a geração de empregos. “É preciso esforço e criatividade para criar empregos e preparar os profissionais. Este projeto certamente vem para contribuir com esse desafio”, disse Cleber.

O professor Claudemir de Souza, diretor das Unipar, enfatizou que a universidade sempre está aberta para parcerias, principalmente quando o foco é o ser humano. “Vamos ajudar a qualificar e fazer com que as pessoas descubram a sua vocação para que não se frustrem quando ingressarem no mercado de trabalho”, comentou.

Empresários que participaram do evento relataram que no dia a dia se depararam com pessoas despreparadas tentando buscar uma vaga e acreditam que esse tipo de iniciativa é fundamental para favorecer os trabalhadores e os empregadores.

O projeto será desenvolvido a partir de uma necessidade percebida pela Agência do Trabalhador de Beltrão. A diretora do órgão, Noely Thomé, destaca a grande exigência de qualificação por parte do mercado de trabalho e a baixa qualificação de trabalhadores que buscam vagas. “Precisamos oferecer ferramentas que contribuam no aprimoramento profissional do nosso trabalhador”, destaca Noely.

O secretário Inácio Pereira, do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, comemora mais este trabalho conjunto. Segundo ele,  oportuniza a interação entre universidade e a sociedade através de serviços que visam melhorar a vida do cidadão. “Esperamos que com mais essa qualificação possamos contribuir no aprimoramento profissional de nossos trabalhadores”, destaca Inácio.

Os cursos de Psicologia, Enfermagem, Odontologia, Administração e Contabilidade estão envolvidos no projeto que atuará nas áreas comportamentais, de postura e do comprometimento no trabalho, apresentação pessoal, autoestima, elaboração de curriculum e aumento da possibilidade de acesso ao mercado de trabalho.

O curso será na primeira semana de agosto e acontecerá em duas tardes. A primeira será realizada na Agência do Trabalhador e a segunda na sede da Unipar, como forma de oportunizar aos trabalhadores o acesso a um campus universitário, finalizando com uma visita técnica a uma empresa. As inscrições gratuitas devem ser feitas na Agência do Trabalhador.

Dentre as lideranças presentes no lançamento compareceram o prefeito Cleber Fontana, o vereador Silmar Gallina, o diretor da Unipar, Claudemir de Souza, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ladi Dal Bem, o vice-presidente da Associação Empresarial (ACEFB), Alexandre Pécoits, o secretário Inácio Pereira e a diretora da Agência do Trabalhador, Noely Thomé.

(Assessoria)