Tempo
Foto: iStock

O tempo muda novamente nesta semana na região Sul do país. Uma nova frente fria se forma a partir desta segunda-feira (27) na altura do Uruguai e avança pelo Rio Grande do Sul. No extremo sul gaúcho, as primeiras pancadas podem vir já na segunda-feira à noite. Durante a terça-feira (28), conforme o sistema avança, a chuva se espalha também para as demais áreas da Região.

Muita atenção às primeiras pancadas de chuva. Como as temperaturas devem subir, por causa da pré-frontal, a combinação do calor com a umidade fria causa ventanias de moderada a forte intensidade, podendo passar dos 60km/h na costa dos três estados. Além disso, as nuvens muito carregadas podem causar trovoadas e até granizo. A chuva mais intensa deve ocorrer no norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. 

Na quarta-feira (29), a frente fria se afasta e a Região tem uma trégua nos temporais, mas já a partir de quinta, dia 30, novas instabilidades se formam no Rio Grande do Sul, associadas a um outro sistema de baixa pressão e trazem mais uma vez risco para temporais no estado gaúcho.

(Assessoria Climatempo)