Clima
Foto: Orlando Kissner/ANPr

A onda de frio desta semana será a mais intensa de 2022, até o momento. Todas as capitais dos estados do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e possivelmente do Acre e de Rondônia devem registrarnovos recordes de baixas temperaturas para este ano. 

A presença do ar muito frio de origem polar e a grande dose de umidade que um ciclone extratropical vai jogar para o Sul do Brasil vão possibilitar a ocorrência de neve em áreas dos três estados.

Previsão de neve e geada

No dia 16 de maio, o ar frio intenso começa a se espalhar sobre o Sul do Brasil e avança também sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul e sobre o oeste e o sul de Mato Grosso. A queda da temperatura é muita acentuada, mas ainda não será suficiente para ocasionar a geada, na maioria destas áreas. 

 Os ventos de um ciclone extratropical que se organiza na costa da Região Sul injeta muita umidade sobre o interior desta Região e muitas nuvens se formam.

O excesso de nebulosidade evita a geada. Mas a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai já estará livre das nuvens e pode ter geada com o frio intenso do amanhecer.

Leia mais em Climatempo