No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que tem o objetivo de sensibilizar a população para valorizar e preservar os recursos naturais. A data foi instituída em 1.972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Durante a semana a Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, realizará diversas atividades buscando envolver a comunidade.
“Os seres humanos são responsáveis pelas mudanças no meio ambiente, caso da poluição e perda de biodiversidades, por isso é importante levarmos informações sobre a necessidade da preservação e a responsabilidade de cada cidadão neste sentido”, explica a secretária da pasta, Ana Paula Nesi Tortelli. Inclusive a programação será incrementada em relação aos últimos anos.
A abertura será no dia 5 de junho, uma segunda-feira, às 09h, no auditório do Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda. Após será realizada palestra com o tema “Educação Ambiental em Francisco Beltrão”. Também no dia 5, das 13h30 às 16h30, no Calçadão, tem a feira de adoção de pets abrigados no Centro de Controle de Zoonoses.
No dia 6, terça-feira, às 09h, no Ecomuseu, será trabalhado o tema “Licenciamento Ambiental Municipal e Estadual”, com a presença de empresas de consultoria ambiental e acadêmicos da UTFPR. Os mediadores serão Rafael Dal Zotto, diretor do IPPUB, Vilmar Rigo, diretor da secretaria municipal de Meio Ambiente, e Fabricio Citadin Nezi, do Instituto Água e Terra (IAT).
No dia 7 de junho, quarta-feira, das 08h às 18h, no Ecomuseu, será realizado o circuito de treinamento para o enfrentamento da esporotricose em estabelecimentos médico veterinários do Paraná. Trata-se de uma doença crônica e esporádica causada por um fungo presente no solo e na vegetação. Pode afetar diversas espécies de animais, incluindo cães e gatos, e ainda pode ser transmitida ao ser humano, ou seja, é uma zoonose. Participarão médicos-veterinários que atuam em clínicas, consultórios, hospitais, em atendimento domiciliar e com responsabilidade técnica em empresas do mercado pet.
A iniciativa conta com parceria do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná, prefeitura, secretaria de estado da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também no dia 7, das 09h00 às 17h00, no Calçadão, tem distribuição de mudas de árvores nativas e coleta de resíduos eletrônicos domiciliares, lâmpadas, óleo de cozinha usado e tecidos de jeans usados.
(Assessoria PMFB)
Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…
A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…
Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…
A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…
A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…
Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…
This website uses cookies.