Foto: SESP
AEN – A secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp) lançou nesta segunda-feira (23) a Escola de Inteligência do Paraná, que atuará para capacitar e aperfeiçoar os agentes que atuam nesta área. A iniciativa faz parte do Plano de Governo 2023-2026 e proporciona um espaço de formação contínua e especializada, com o objetivo de padronizar e fortalecer as atividades da área de inteligência.
Além de contribuir para o aprimoramento das metodologias e procedimentos, a Escola busca facilitar o compartilhamento de informações entre as agências participantes, promovendo uma atuação mais eficaz dos órgãos de segurança pública. O lançamento foi em solenidades realizada no auditório da Sesp, no bairro Batel, em Curitiba.
“A Escola de Inteligência do Paraná é um marco para nossa segurança. É fundamental para compartilharmos informações que auxiliem no combate ao crime organizado. Nosso objetivo é proteger o Estado e apoiar o Governo com planejamento e inteligência, otimizando nossos recursos”, destacou o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.
O diretor do Departamento de Inteligência do Paraná, coronel Wagner Lúcio dos Santos, também ressaltou a concretização do projeto. “A criação desta escola integra as agências de inteligência das forças de segurança, as polícias Militar, Civil, Penal e Científica, o Corpo de Bombeiros e o próprio Departamento de Inteligência. A ideia é nivelar conhecimentos e capacitar os agentes”, explicou.
AULA INAUGURAL – A Aula Inaugural do Curso de Metodologia de Produção do Conhecimento, a ser ofertado pela escola, foi ministrada logo após o lançamento pelo secretário estadual da Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco. A palestra buscou enriquecer o debate sobre práticas e estratégias de atuação no campo da segurança.
“O curso que está sendo criado aqui é fantástico, isso é uma necessidade de todos os estados. É importante que tenhamos cada vez mais uma inteligência forte e a minha finalidade hoje é mostrar como são realmente as facções que existem fora do Paraná. O perigo que elas representam para todo o país e porque aqui é importante o combate a facções”, disse Greco.
A Escola de Inteligência também pretende capacitar agentes, não apenas no Paraná, mas também em outros estados e no Exterior. A estrutura deverá contemplar, ainda, representantes de outras instituições como policiais federais, guardas municipais e exército brasileiro, por exemplo.
“Hoje temos muitas agências trabalhando de forma isolada e a inteligência não pode trabalhar sozinha. A criação da Escola de Inteligência do Paraná demonstra o interesse e a vontade do Paraná em integrar suas forças de segurança”, disse o coordenador-geral de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Flávio Vieitz Reis. “Essa iniciativa do Governo do Estado mostra o que a gente já vê no âmbito do Ministério da Justiça: integração das agências”, comentou.
PRESENÇAS – Estiveram presentes representantes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público, assim como de outras agências de inteligência em níveis estadual, municipal e federal.
Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…
A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…
Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…
A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…
A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…
Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…
This website uses cookies.