Francisco Beltrão

Secretaria Municipal de Saúde realiza testes de hepatites no calçadão

Sábado, 28 de julho, foi o Dia Mundial de Combate as Hepatites. Para marcar a passagem da data, a secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão e o SESC realizaram uma mobilização no Calçadão com a coleta de material para testes rápidos e a sensibilização da população. O atendimento foi coordenado pelo do Serviço de Atendimento Especializado e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). O Sudoeste é uma região endêmica para Hepatite B e também registrou aumento do número de casos de Hepatite C nos últimos anos.

Segundo a coordenadora do SAE/CTA, Lia Beatriz Henke, foram atendidas mais de 300 pessoas, o que demonstra a preocupação da população beltronense com as hepatites, tendo em vista que o município faz parte de uma região endêmica. “Sabemos que um diagnóstico precoce evita as sequelas mais graves desta doença como o câncer de fígado e a cirrose hepática”, esclarece Lia.

Publicidade

Foram realizados 1.184 testes e destes cinco casos foram reagentes para Sífilis, três para Hepatite B e um para o HIV. Como são exames de triagem, os pacientes com alterações foram encaminhados para o SAE/CTA para realizarem exames complementares, além do acompanhamento necessário. Todas as unidades de saúde do município tem profissionais capacitados para a realização dos testes e o SAE/CTA faz o acompanhamento dos pacientes com diagnóstico de Hepatites B ou C. Nos últimos doze anos em que este trabalho é realizado foram registrados 670 pacientes com Hepatites Virais (B ou C).

(Assessoria de imprensa)

Solange Maciel

Matéria recentes

Condutor de moto fica ferido após colidir com carro em frente ao Batalhão da PM

O condutor de uma motocicleta ficou ferido e precisou ser socorrido após uma colisão com…

4 horas atrás

Homem morre após colisão de veículos na BR 373

Na tarde desta sexta-feira (9), uma colisão frontal entre dois veículos vitimou fatalmente um homem…

4 horas atrás

Durante “Operação Barreira” PM flagra homem fazendo uso de drogas

Na manhã deste sábado (10) por volta de 10h30 a equipe Bravo do 21º BPM,…

5 horas atrás

Polícia Militar prende dois homens por furto de embutidos em caminhão frigorífico

Uma equipe da Polícia Militar prendeu dois homens na quinta-feira (9), suspeitos de furtar embutidos…

6 horas atrás

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa ferida

Na manhã deste sábado (10), foi registrado um acidente de trânsito no perímetro urbano de…

6 horas atrás

Carro capota na PR-182 em Francisco Beltrão

Um automóvel CG/Cruze capotou na madrugada deste sábado (10), na rodovia PR-182, nas proximidades de…

9 horas atrás

This website uses cookies.