Francisco Beltrão
Foto Divulgação PMFB

Depois de receber denúncias de moradores, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente identificou três situações de descartes irregulares de resíduos ocorridos em rodovias próximas ao perímetro urbano de Francisco Beltrão. Com imagens mostrando as placas dos veículos, fiscais da secretaria chegaram até os responsáveis por duas situações em que materiais recicláveis, que poderiam ser recolhidos pela coleta reciclável feita pela empresa Marcop, foram deixados ao lado de rodovia. Havia também resíduos de construções, situação em que existe uma empresa no município que recebe e recicla tais materiais. Para estes dois casos foram aplicadas multas a pessoas físicas que ficaram em torno de R$ 1 mil cada.

Já o terceiro caso envolveu o descarte dos chamados materiais classe 1, composto por componentes eletrônicos, espumas, borrachas, entre outros. Através de papéis que se encontravam junto aos materiais, foi identificada e multada uma empresa de refrigeração de Francisco Beltrão. O valor da multa nesse caso superou R$ 2.500,00.

“A gente lamenta que situações como esta ainda ocorram. Mas cabe à secretaria identificar e punir os responsáveis”, explica o diretor da secretaria do Meio Ambiente, Vilmar Rigo.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Adriano David, é importante a colaboração da população em denunciar tais práticas. “A gente não quer que isso aconteça, mas quando acontece, as fotos e vídeos enviados por cidadãos ajudam a identificar e punir os responsáveis. O apoio da comunidade é essencial”, completa o secretário.

(Assessoria PMFB)