Foto: Arquivo/ANPr
A Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão informa que está monitorando um caso suspeito de febre amarela em animal. Um macaco-prego foi encontrado morto numa área de mata da cidade e, preconizando o protocolo para este tipo de caso, foi coletada amostra e enviada ao Lacen (Laboratório Central do Paraná) para exames.
Imediatamente após o caso suspeito ser reportado, equipes da Vigilância em Saúde e do Centro de Zoonoses estão iniciando o “bloqueio”, ação que busca orientar moradores da área próxima de onde o macaco foi encontrado, além de buscar na mata vestígios de outros animais que possam apresentar sintomas da doença. O Município aguarda o laudo do exame.
A situação não é motivo para atacar os animais, visto que o macaco não transmite a febre amarela para as pessoas – é apenas portador da doença, transmitida pela picada de mosquitos infectados. A Secretaria alerta que a vacinação contra a febre amarela é fundamental e o meio mais efetivo de se prevenir: a imunização é aplicada em crianças a partir de nove meses até adultos com 59 anos.
Os macacos são animais que sinalizam que o vírus da febre amarela está circulando. Se você encontrar algum animal morto ou doente, informe a Vigilância em Saúde (99132-7971) ou Centro de Zoonoses (3524-0269).
Assessoria PMFB
Uma cena emocionou as pessoas que presenciaram a dor de um pai ao reconhecer o…
Na manhã desta quinta-feira (22) por volta de 09h15 a Polícia Militar do 21º BPM…
Na quarta-feira (21) por volta de 21h35 a Polícia Militar foi acionada na Rua das…
Na madrugada desta quinta-feira (22), a Polícia Rodoviária Federal foi acionada para atender um acidente…
Cheiro de cigarro na roupa? Veja como neutralizar em minutos com vinagre, bicarbonato ou vapor…
Ventos fortes acompanhados de chuva volumosa com granizo provocou estragos na madrugada desta quinta-feira (22),…
This website uses cookies.