Secretaria de Saúde monitora caso suspeito de febre amarela em macaco-prego
Foto: Arquivo/ANPr
A Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão informa que está monitorando um caso suspeito de febre amarela em animal. Um macaco-prego foi encontrado morto numa área de mata da cidade e, preconizando o protocolo para este tipo de caso, foi coletada amostra e enviada ao Lacen (Laboratório Central do Paraná) para exames.
Imediatamente após o caso suspeito ser reportado, equipes da Vigilância em Saúde e do Centro de Zoonoses estão iniciando o “bloqueio”, ação que busca orientar moradores da área próxima de onde o macaco foi encontrado, além de buscar na mata vestígios de outros animais que possam apresentar sintomas da doença. O Município aguarda o laudo do exame.
A situação não é motivo para atacar os animais, visto que o macaco não transmite a febre amarela para as pessoas – é apenas portador da doença, transmitida pela picada de mosquitos infectados. A Secretaria alerta que a vacinação contra a febre amarela é fundamental e o meio mais efetivo de se prevenir: a imunização é aplicada em crianças a partir de nove meses até adultos com 59 anos.
Os macacos são animais que sinalizam que o vírus da febre amarela está circulando. Se você encontrar algum animal morto ou doente, informe a Vigilância em Saúde (99132-7971) ou Centro de Zoonoses (3524-0269).
Assessoria PMFB
Mais lidas
Desenvolvido por BW2 Tecnologia