Local
Foto PMFB

A secretaria municipal de Meio Ambiente de Francisco Beltrão está intensificando a fiscalização sobre o corte irregular e poda drástica de árvores nas vias públicas e outros espaços públicos. Nas últimas semanas foram emitidas quase 100 notificações, que podem resultar em multa e outras penalidades, pois se trata de um crime ambiental.

De acordo com o secretário Adriano David, do Meio Ambiente, antes de qualquer procedimento a pessoa precisa ter orientação e autorização da secretaria. “Infelizmente o problema se agravou e estamos intensificando o nosso trabalho de fiscalização”, relata o secretário. Ele lembra que a poda em locais públicos é atribuição do município. O munícipe só pode fazer a poda se tiver autorização e orientação do meio ambiente, para evitar a mutilação das árvores.  

A autorização para poda deve ser solicitada na secretaria. A partir do protocolo, os técnicos analisam o pedido, que pode ser aceito ou recusado. O secretário enfatiza que a poda feita de forma incorreta e principalmente a drástica afeta a saúde da árvore e causa danos irreversíveis à planta.

“É importante a colaboração da comunidade evitando esse tipo de atitude ou denunciando se verificar o problema”, recomenda  Adriano. Em caso de dúvida a pessoa deve procurar a secretaria municipal de Meio Ambiente ou manter com contato pelo WhatsApp (46) 99128-0606.

(Assessoria PMFB)