Francisco Beltrão
Foto Assessoria

Assessoria – Após constatar o aumento de podas irregulares de árvores nas vias públicas de Francisco Beltrão, a secretaria municipal de Meio Ambiente volta a alertar a população que existem regras e leis ambientais referentes a poda de árvores nos espaços públicos do município.

De acordo com Vilmar Rigo, diretor da secretaria, diversos proprietários de imóveis estão recebendo autos de infração e respondendo processos administrativos pela prática de poda irregular. A orientação da secretaria é de que a população entre em contato para receber orientações sobre quais formas de podas são permitidas para evitar penalidades. Basta ligar para o fone/whats (46) 99128-0606.

As podas drásticas, classificadas pela legislação como mutilação, são proibidas pela lei federal nº 9605/1998 (crimes ambientais) e pela lei municipal nº 2935/2002 (código de arborização urbana). Rigo acrescenta que é preciso uma maior conscientização e reafirma que os casos onde o problema está sendo constatado os responsáveis serão penalizados.