Regional
Foto: Divulgação UEPG

Em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde alerta a população sobre os riscos graves causados pela automedicação. Dados da Vigilância em Saúde mostram que, desde 2013, o Paraná já notificou e confirmou 20,6 mil casos de intoxicação causada por medicamentos. Em 2017, foram registradas cerca de 5,7 mil casos, o que equivale a 57% de todas as intoxicações.

A faixa etária entre 20 a 49 anos corresponde a mais da metade do total de intoxicações de medicamentos confirmadas ano passado – as mulheres lideram o índice de situações, totalizando 71% dos casos. A maioria dos índices de acidentes com medicamentos corresponde a tentativas de suicídio (74%), acidentais (11%) e automedicação (4,5%).

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, chama atenção para o correto uso da medicação. “Não faça uso da automedicação. O medicamento que serviu para o seu marido, sua esposa, para a vizinha ou para qualquer outra pessoa pode não servir para você. Usar medicamentos sem a devida prescrição coloca a sua saúde em risco”, destaca Nardi.

O secretário ainda ressalta que a Farmácia do Paraná e as Unidades de Saúde têm profissionais capacitados para orientar a população paranaense sobre o assunto. “Na dúvida, procure nossa rede de atendimento e não tome medicamentos por conta própria. Você tem o nosso apoio para fazer a escolha correta. Só tome ou dê medicamentos prescritos pelo médico ou dentista”, finaliza.

(Agência Estadual)