Foto Divulgação/Assessoria
A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão emitiu um alerta reforçando a necessidade do cumprimento da lei que proíbe o uso e comercialização de cigarros eletrônicos. Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), editada em 2009, proíbe a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos, e-cigaretes, e-ciggy, ecigar, entre outros, especialmente os que aleguem substituição de cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo e similares no hábito de fumar ou objetivem alternativa no tratamento do tabagismo.
Segundo a inspetora da Vigilância Sanitária de Francisco Beltrão, Thalita Schmoller, a comercialização configura infração a legislação sanitária federal. Quem não cumpre a determinação fica sujeito as sanções previstas em lei. Dentre as penalidades constam a apreensão dos produtos e multa. O estabelecimento que comercializar ou permitir o consumo pode ser interditado e o proprietário responderá processo administrativo sanitário. O cigarro eletrônico contém nicotina e pode causar lesões respiratórias.
Surgiu como uma promessa de auxílio para quem deseja parar de fumar. O problema é que não existem estudos que comprovam a segurança na utilização do produto. Outra questão que preocupa é o poder do produto para atrair usuários jovens, instigando o hábito de fumar. A alegação de trazer menos risco à saúde transmite a falsa sensação de segurança e pode induzir não fumantes a aderirem ao cigarro eletrônico.
Assessoria PMFB
Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…
A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…
Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…
A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…
A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…
Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…
This website uses cookies.