Foto ilustração
A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão está repassando orientações para a comunidade sobre atitudes de prevenção em relação a meningite. Neste ano não foi registrado nenhum caso no município, mas ocorrências aconteceram no Estado e no País. No final de setembro em Virmond, Região Central do Paraná, foram seis casos de meningite meningocócica, caracterizando um surto da doença.
Foram acometidos pela doença crianças, adolescentes e adultos jovens, com idade entre 16 e 31 anos (sendo que dois deles compartilharam narguilé) e duas crianças, de 6 e 8 anos. Em 2017, foram notificados 1.052 casos de meningite meningocócica no Brasil, 215 deles na Região Sul, a segunda com maior número de notificações. Em função dos registros, a secretaria municipal de Saúde de Beltrão orienta quanto aos sintomas e, principalmente, as formas de prevenção da doença.
Doença – A meningite meningocócica é uma doença transmitida por via respiratória, através de gotículas de saliva expelidas por meio da fala, espirro, tosse, beijo ou compartilhamento de objetos pessoais.
Sintomas – Os principais sintomas da meningite são febre alta repentina, dor de cabeça, rigidez de nuca, vômito e em alguns casos também aparecem manchas na pele. É importante ressaltar que nos bebês nem sempre há febre, mas um choro persistente, irritabilidade e moleira inchada. Mesmo sem apresentar sintomas, alguns indivíduos podem ser transmissores da doença, o que determina medidas de prevenção, como evitar aglomeração de pessoas.
Prevenção – A melhor forma de prevenção da meningite é manter os ambientes ventilados, evitar aglomerações e não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres, canudos, entre outros. A prevenção é feita com medidas como lavar as mãos, alimentar-se bem, evitar contato com secreção oral de pacientes com infecções virais ou bacterianas sem tratamento, além da vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde orienta principalmente as escolas, creches, ônibus de transporte coletivo e empresas onde existe uma maior aglomeração de pessoas, que sempre mantenham os ambientes arejados e ventilados, mantendo as janelas abertas para que haja circulação do ar.
Esquema vacinal preventivo para meningites na infância:
Vacina BCG: prevenir formas graves da tuberculose – uma dose ao nascer
Vacina pentavalente: difteria/tétano/coqueluche/Haemophilus b/ Hepatite B
Três doses: aos 2,4 e 6 meses (considerando apenas Haemophilus b)
Vacina Pneumococo 10 valente: dez sorotipos de Pneumococos: 4,6B, 9V, 14, 18C, 19F, 23F, 1, 5 e 7F.
Duas doses: aos 2 e 4 meses + um reforço aos 12 meses
Vacina Menigocócica C conjugada: (Meningo C)
Duas doses: aos 3 e 5 meses + um reforço aos 12 meses
Uma dose: Adolescentes de 11 a 14 anos
Esquema vacinal preventivo para meningites – adulto/idoso:
Vacina Pneumocócica 23 valente: (23 sorotipos de pneumococos: todos os sorotipos da vacina 10 valente + os sorotipos 3, 19A, 2, 8, 9N, 10A, 11A, 12F, 15B, 17F, 20, 22F e 33F).
Uma dose + um reforço após 5 anos (somente com indicação médica)
(Assessoria de Imprensa)
Um homem de 65 anos ficou ferido após ser atropelado por um automóvel VW/Gol na…
Uma colisão frontal envolvendo uma Mitsubishi Pajero e um GM/Celta mobilizou as equipes do SAMU…
Um homem de 22 anos que trabalha como aplicativo disse ser vítima de assalto na…
Um capotamento foi registrado na tarde deste sábado (10), na rodovia que liga Realeza a…
O PASC e a Funerária São Cristóvão, e a família Pagliarini Medeiro, comunicam com pesar…
O condutor de uma motocicleta ficou ferido e precisou ser socorrido após uma colisão com…
This website uses cookies.