Francisco Beltrão
Foto Assessoria PMFB

A Secretaria de saúde de Francisco Beltrão divulgou nesta quarta-feira (05) as orientações para a vacinação da Covid-19 em pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas.

Próxima Etapa de Vacinação Covid-19

1) Estratégia de Vacinação dos Grupos de Pessoas com Comorbidades, Pessoas com deficiência permanente e gestantes e puérperas (Conforme a nota técnica nº 467/2021/MS):

        – Fase I – Vacinar proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado:

•      Pessoas com Síndrome de Down, independente da idade (acima de 18 anos);

•      Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independente da idade (acima de 18 anos);

•      Gestantes e puérperas com comorbidades, independente da idade (acima de 18 anos);

•      Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;

•      Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos;

–  Fase II – Vacinar proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado, segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos, e 18 a 29 anos.

•      Pessoas com comorbidades;

•      Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC;

•      Gestantes e puérperas independente de condições pré-existentes;

2) Comorbidades (Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação):

Diabetes Mellitus – Qualquer indivíduo com diabetes.

Penumopatias Crônicas Graves (doença pulmonar obstrutiva crônica DPOC), fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática).

Hipertensão Arterial Resistente (HAR) – (pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes).

Hipertensão arterial estágio 3 – (PA sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade).

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade – (PA sistólica entre 140 e 179mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade).

Doenças Cardiovasculares- (Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados).

Doença cerebrovascular- (Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular).

Doença renal crônica- (Doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica).

Imunossuprimidos – (Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV e CD4 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas).

Anemia falciforme

Obesidade mórbida – Índice de massa corpórea (IMC) ≥ 40.

Síndrome de down

Cirrose hepática

Fonte: Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. 4ª Edição

3) Documentos Comprobatórios

Para usuários da rede SUS: Preenchimento da ficha de Vacinação para comorbidades pela ESF/UBS, o usuário deve apresentar essa ficha no dia da vacinação.

Para usuários da rede Privada: Apresentar atestado/declaração Médica especificando o motivo da indicação da vacina. Em Especial para Hipertensos*: Apresentar tanto a prescrição médica como a receita dos medicamentos (receita deve ser com data dos últimos 6 meses).

Gestantes e Puérperas com Comorbidades: Prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, exames, prescrições de medicamentos, relatórios médicos;

Deficiência Permanente: Lista Nominal dos Beneficiários – BPC, cartão BPC.