Saúde
Foto: OPAS/ONU

Dois casos suspeitos de varíola dos macacos também conhecida como monkeypox estão sendo investigados pela Secretaria de Saúde de Pato Branco.  

Segundo informações da prefeitura, os casos suspeitos são de um de 29 anos e um adolescente de 16 anos que estiveram recentemente em São Paulo e em Toronto. De acordo com a secretaria de saúde, os dois tiveram febre e depois erupções cutâneas e procuraram atendimento médico.

As amostras foram encaminhadas para exames no Laboratório Central, e enviado para São Paulo, onde será analisado Os pacientes estão isolados em casa e acompanhados pela equipe da saúde. Os resultados devem sair entre cinco a dez dias.

Na tarde de quarta-feira (03), a equipe da Secretaria da Saúde, atenção primária, vigilância em saúde, laboratórios, controle de infecção (CCI), UPA, hospitais e a equipe da 7ª Regional de Saúde, estiveram reunidos para discutir os protocolos e fluxograma para atendimento diante da possibilidade de ocorrência da introdução da doença no município, além de ações de enfrentamento.