Foto: Divulgação SESA
O aumento dos casos de febre amarela em municípios do Vale do Ribeira, na divisa com o Estado de São Paulo, colocou o Paraná em alerta. A Secretaria de Estado da Saúde convoca a população que tem entre nove meses e 59 anos para tomar a vacina, disponível em todas as unidades de saúde.
O setor de Vigilância em Saúde também decidiu intensificar a oferta da vacina e a busca ativa de possíveis interessados em comunidades rurais mais afastadas das sedes dos municípios, especialmente os que ficam próximos da divisa com São Paulo. Representantes dos 29 municípios que compõem a 2ª Regional de Saúde, que inclui Curitiba, participaram de reunião nesta quarta-feira (16), na Capital, para receber orientações.
No evento, o superintendente interino de Vigilância em Saúde, João Luís Crivellaro, incentivou os funcionários de unidades de saúde a oferecer a vacina contra febre amarela a todas as pessoas que estiverem nas salas de espera. “É inadmissível não perguntar se a pessoa já tomou a vacina. E isso se refere a todos os tipos de imunização”, diz Crivellaro.
ALERTA – De acordo com Crivellaro, a preocupação maior das autoridades em saúde está nos municípios vizinhos a São Paulo porque já foram registrados casos de febre amarela em Iporanga, Eldorado e em Registro, inclusive com óbitos. No Paraná, até o momento, não há circulação do vírus. Desde julho do ano passado, houve 17 notificações. Dessas, 15 já foram descartadas e duas continuam sob investigação.
Na reunião, também foi reforçado aos participantes que o prazo de notificação de suspeitas da doença é de 24 horas. Qualquer dificuldade na execução dessa busca ativa de população para vacinar deve ser reportada à Ouvidoria da Secretaria da Saúde (0800 644 44 14).
(Agência Estadual de Notícias)
O ex-prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana em férias com a família no Uruguai divulgou…
A inovação é um dos principais motores de transformação em qualquer indústria, e no setor…
O acidente foi registrado no início da noite de quarta-feira (14) na rotatória da Avenida…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu, na tarde da quarta-feira (14), um homem de…
O Núcleo de Educação de Francisco Beltrão, ao qual Ampére pertence, divulgou nas redes sociais…
Uma instituição financeira de Francisco Beltrão foi multada em R$ 90 mil e recebeu exigências…
This website uses cookies.