Saúde alerta para aumento e gravidade das síndromes respiratórias
Foto: Assessoria
Em Beltrão, procura por atendimento de gripes e resfriados disparou nos últimos dias.
As síndromes respiratórias se tornam recorrentes com a chegada do frio, o que causa um aumento significativo na demanda de atendimento em unidades de saúde e hospitais. Esse tipo de infecção do sistema respiratório pode se agravar e ser necessário internamento, por isso o tratamento de forma precoce, cuidados para evitar transmissão de vírus e a vacinação são fundamentais para conter essas e outras doenças.
A rede de saúde de Francisco Beltrão tem registrado alta procura de pacientes com síndromes respiratórias nos últimos dias. O Município ampliou o atendimento e dispõe de seis médicos no Centro de Saúde da Cidade Norte e mais sete médicos na Upa 24 Horas para atender esses e outros casos de emergência.
“Toda força de trabalho das unidades está focada no atendimento, feito por equipe multiprofissional. Estamos vendo uma superlotação de prontos-socorros e hospitais em outros estados do Sul do Brasil, com casos graves de síndromes respiratórias, e por isso a prevenção é fundamental”, destaca a secretária de Saúde de Beltrão, Cíntia Ramos.
A Upa tem atendido cerca de 600 pacientes por dia. E no Hospital Intermunicipal, toso os leitos pediátricos estão ocupados devido ao aumento dos casos. A recomendação, no entanto, é que as pessoas busquem a unidade de saúde do seu bairro se tiverem sintomas leves.
É importante estar atento quando alguém apresenta algum tipo de síndrome respiratória. “Fiquem atentos a sintomas agravantes, como a tosse persistente em bebês, febre por mais de 24 horas, dificuldade para respirar e recusa alimentar”, orienta a médica Ana Carolina, da Secretaria de Saúde de Beltrão.
Vacinação e cuidados
Outras ações efetivas para contar o avanço das síndromes respiratórias é a vacinação – que ajuda a não agravar os casos – e manter higiene das mãos, boa ventilação em locais fechados e o uso de máscara em caso de sintomas.
Assessoria PMFB
Mais lidas
Desenvolvido por BW2 Tecnologia